Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

DATA: 02/05/2019 | FONTE: G1 Imposto de Renda 2019: saiba o que fazer se você tem dívida ativa Alerta é emitido no momento do envio da declaração do IR. Contribuinte pode consultar sistema da Receita ou comparecer a um posto pessoalmente.
selo imposto de renda IR 2019 — Foto: Arte G1

Ao fazer o envio da declaração do Imposto de Renda 2019, muitos contribuintes receberam do sistema uma mensagem informando que possuem dívidas ativas com a Receita Federal. Quem recebeu o alerta deve ficar atento para entender qual é a pendência com o órgão – e regularizar a situação.

Segundo a Receita Federal, o aviso se refere a qualquer tipo de pendência do contribuinte com o órgão – entre elas, referentes ao eSocial, sistema que teve suas informações interligadas com a Receita.

O contribuinte tem dois caminhos para entender qual é a dívida ativa: pode consultar o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) ou comparecer presencialmente ao posto da Receita.

Para utilizar o e-CAC, é preciso ter um certificado digital, ou gerar um código de acesso utilizando o número do CPF, a data de nascimento, e os números dos recibos de entrega de duas declarações do IR entregues nos últimos seis anos.

Verificada a pendência, o contribuinte deve regularizá-la junto à própria Receita Federal.

O fisco esclareceu que a mensagem de alerta não impede o envio nem o processamento da declaração do Imposto de Renda – trata-se apenas de um aviso para que o contribuinte regularize sua situação junto ao órgão.

Sistema reaberto

 

Nesta quinta-feira(02), a Receita Federal reabriu o sistema do Imposto de Renda 2019 para que os contribuintes que não entregaram a declaração dentro do prazo possam fazer o envio e pagar a multa.

 

De acordo com o Fisco, até às 23h59 do dia 30 de abril foram entregues 30.677.080 declarações, número acima da expectativa de 30,5 milhões neste ano.






16/04/2024 Receita Federal apreende mais de 2,2 toneladas de maconha em Mundo Novo
14/03/2019 Estudante de medicina é flagrado com celulares avaliados em R$ 30 mil e relógios sem notas fiscais
08/10/2018 Mais de três toneladas de brinquedos são apreendidos na fronteira do Brasil com Bolívia
06/07/2018 Receita libera segunda-feira consulta a 2º lote de restituição do IR
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player