Sexta-Feira, 07 de Agosto de 2026

DATA: 03/10/2018 | FONTE: Agência Brasil TRF-4 vai esperar Supremo para decidir sobre entrevistas de Lula

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu ontem(2), que vai aguardar decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre autorização para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conceda entrevistas à imprensa dentro da carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba.

O caso chegou ao tribunal após a Justiça Federal em Curitiba rejeitar o pedido de entrevista feito pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Após a negativa, o jornal recorreu ao Supremo e também obteve uma resposta negativa.

Na segunda-feira(1º), o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, decidiu manter suspensa a determinação do ministro Ricardo Lewandowski que autorizou o ex-presidente Lula a conceder entrevistas à imprensa dentro da cela.

Com o entendimento, foi a segunda vez que uma decisão de Lewandowski, que liberava as entrevistas, é derrubada por um colega do STF. Antes do despacho de Toffoli, o ministro Luiz Fux atendeu a um pedido liminar feito pelo Partido Novo e também derrubou a autorização para que o ex-presidente possa dar entrevistas.

Desde 7 de abril, Lula cumpre, na capital paranaense, pena de 12 anos e um mês de prisão, imposta pelo TRF-4 pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP).

STJ condena ministro Marco Buzzi a perda de cargo por crimes sexuais 07/08/2026 STJ condena ministro Marco Buzzi a perda de cargo por crimes sexuais
CNJ acaba com aposentadoria compulsória como punição máxima para juiz 04/08/2026 CNJ acaba com aposentadoria compulsória como punição máxima para juiz
STF derruba restrição a compra de veículos por pessoas com deficiência 04/08/2026 STF derruba restrição a compra de veículos por pessoas com deficiência
Justiça do Trabalho endurece regras contra assédio eleitoral para 2026 03/08/2026 Justiça do Trabalho endurece regras contra assédio eleitoral para 2026