Domingo, 21 de Junho de 2026

DATA: 27/07/2018 | FONTE: Agência Brasil Bandeira tarifária vermelha continuará em agosto

O diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luís Eduardo Barata, informou nesta quinta-feira(26), que a bandeira tarifária deverá continuar vermelha em agosto, uma vez que o país enfrenta adversidades climáticas em razão da falta de chuva, predominante agora em julho.

A bandeira tarifária vermelha (patamar 2) tem o custo adicional na conta de luz de R$ 5 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. A repetição da bandeira do mês de junho deve-se à manutenção das condições hidrológicas desfavoráveis e à tendência de redução no nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN).

“A bandeira vermelha deve continuar em agosto e a tendência é de que ela deva permanecer até o final do período seco. A situação hidrológica encontra-se em situação adversa de norte a sul do país e a chuva não cai”, explicou.

Energia eólica

A energia eólica tem contribuído para abastecer a região Nordeste e exportar o excedente para outras regiões (Arquivo/Agência Brasil)
Eduardo Barata, no entanto, afastou o risco de desabastecimento de energia elétrica.

“A energia estará mais cara, embora não haja risco de desabastecimento. Mas com certeza a um custo [da energia] bem maior. Isto significa que é importante que se reduza o consumo, o que também consequentemente acarretará na redução do custo para o consumidor final. Reduz o consumo, reduz o custo”, disse.

El Niño

O diretor geral disse que trabalha com a expectativa da chegada do fenômeno conhecido como El Niño, que vem trazendo chuvas para o Sul do país e deverá melhorar a situação hidrológica da região e, consequentemente, também melhorar a oferta de energia elétrica nos estados da região.

“O que tem acontecido hoje é que como não vem chovendo nesse período, e as chuvas no Sul estão muito escassas, o Sudeste é que está tendo que fornecer energia para a região. Na medida em que começar a chover no Sul, a gente começa a gerar [energia] por lá. E aí o Sudeste é desonerado”.

Eduardo Barata disse que o que vem, em parte, contribuindo para o fornecimento de energia no país, é a Região Nordeste, uma vez que as usinas eólicas estão “bombando”.

“E este é um fenômeno que deverá continuar pelos próximos dois meses, uma vez que esse período que vai até setembro é o ponto alto dos ventos nos estados do Nordeste. São as eólicas instaladas em grande quantidade na região, aliada às térmicas [usinas] que seguram o suprimento de energia nos estados da região e ainda permite a exportação do excedente pelo Sistema Interligado Nacional”.

Anac prepara consulta pública para privatizar 3 aeroportos de Mato Grosso do Sul 20/06/2026 Anac prepara consulta pública para privatizar 3 aeroportos de Mato Grosso do Sul
IRPF: Receita paga lote especial de restituição automática em julho 19/06/2026 IRPF: Receita paga lote especial de restituição automática em julho
Exportação de soja cresce 41% em Mato Grosso do Sul e movimenta US$ 385 milhões 11/06/2026 Exportação de soja cresce 41% em Mato Grosso do Sul e movimenta US$ 385 milhões
Indústria avança pelo quarto mês no Brasil e Mato Grosso do Sul amplia protagonismo econômico 10/06/2026 Indústria avança pelo quarto mês no Brasil e Mato Grosso do Sul amplia protagonismo econômico