
Uma equipe da PMA (Policia Militar Ambiental) de Naviraí capturou na manhã desta quinta-feira(01), uma serpente da espécie Jibóia, com quase dois metros de comprimento. A cobra estava escondida em um chassis de uma carreta Volvo que chegou para reparos mecânico em uma oficina localizada na avenida Amambaí.
O dono da carreta foi quem avistou a cobra, e logo em seguida a equipe da PMA foi acionada.
Após uma vistoria no motor e por baixo do veículo, os policias militares ambientas conseguiram visualizar a cobra que estava em um local de difícil acesso e enrolada na parte mecânica do veículo.
Com cuidado para não feri lá, os policiais militares ambientais conseguiram capturar a Jibóia que mediu 1,81 (um metro e oitenta e um cm) de comprimento.
A equipe da PMA encaminhou a cobra para o Green Farm, onde ela vai passar por avaliação veterinária, pra depois ser solta em seu habitat natural.
A Jibóia é uma serpente e é considera a segunda maior cobra do Brasil (a maior é a sucuri), podendo chegar a um tamanho adulto de 2 metros a 4 metros, porém raramente chegando a este tamanho máximo. Ela pode ser encontrada em diversos locais, como na Mata Atlântica, restingas, mangues, no Cerrado, na Caatinga e na Floresta Amazônica.
No Brasil, existem duas espécies de Jibóia. A primeira é amarelada, de hábitos mais pacíficos e própria da região amazônica e do nordeste.
A segunda, jiboia-amarali, pode ser encontrada mais ao sul e sudeste do país, sendo encontrada algumas vezes em regiões mais centrais do país.
É basicamente um animal com hábitos noturnos (o que é verificável por possuir olhos com pupila vertical), ainda que também tenha atividade diurna.
07/02/2026
Homem é preso por lesão corporal, cárcere privado e ameaça contra companheira em Naviraí
07/02/2026
PM de Naviraí prende motociclista por embriaguez ao volante e porte de arma branca
06/02/2026
Morador Dourados é preso com haxixe avaliado em quase R$ 1 milhão na MS-289 em Amambai
06/02/2026
No Vila Nova em Naviraí, criança pede socorro à avó de madrugada após ser abusada pelo primo