Terça-Feira, 20 de Outubro de 2026

DATA: 20/10/2026 | FONTE: Agência Brasil Ministério da Agricultura confirma foco de doença de Newcastle em Santa Catarina Estabelecimento avícola de perus foi interditado

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou o registro de um foco da doença de Newcastle em um estabelecimento de avicultura comercial de corte de perus no município de Nova Itaberaba, em Santa Catarina. A existência do foco foi confirmada no domingo (18.out).

O ministério informou que o estabelecimento foi interditado pelo Serviço Veterinário Oficial de Santa Catarina, com a suspensão da movimentação de aves. Além disso, a pasta esclareceu que medidas de controle, contenção e erradicação do foco serão executadas conforme as diretrizes do Plano de Contingência para Influenza Aviária e Doença de Newcastle.

A doença de Newcastle afeta aves domésticas e silvestres e é causada por vírus virulento do paramixovírus aviário do sorotipo 1 (APMV-1), conforme os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

A ocorrência foi identificada durante investigação epidemiológica conduzida pelo Serviço Veterinário Oficial de Santa Catarina e confirmada por análise realizada no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP). 

O laboratório é reconhecido pela OMSA como de referência internacional para o diagnóstico da doença.

“O Mapa ressalta que, apesar da necessidade de adoção de medidas sanitárias para controlar a ocorrência, o consumo de produtos avícolas submetidos à inspeção oficial permanece seguro, sem contraindicações”, disse o ministério.

O governo informou que notificou a OMSA e aos parceiros comerciais do Brasil, em cumprimento aos compromissos internacionais de transparência sanitária. 

O secretário-substituto de Comércio e Relações Internacionais do ministério, Rafael Requião, disse que não recebeu qualquer informação sobre a suspensão das exportações brasileiras por conta do foco da doença.

"Ainda não temos nada objetivo a informar [sobre suspensão de exportações]", afirmou.

 

Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil

Anvisa proíbe lotes de medicamento para tratar câncer 19/10/2026 Anvisa proíbe lotes de medicamento para tratar câncer
A cada 72 segundos, uma pessoa morre por doença cardiovascular no Brasil 16/10/2026 A cada 72 segundos, uma pessoa morre por doença cardiovascular no Brasil
Congresso aprova exame obrigatório para exercício da medicina 16/10/2026 Congresso aprova exame obrigatório para exercício da medicina
Prefeitura de Naviraí inaugura ESF Grande Paraíso no dia 26 de outubro 15/10/2026 Prefeitura de Naviraí inaugura ESF Grande Paraíso no dia 26 de outubro