
Com apoio da Polícia Federal do Brasil, a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai iniciou nesta semana a 56ª Operação Nova Aliança, para combater lavouras de maconha na linha internacional com Mato Grosso do Sul. De acordo com a agência paraguaia, é a maior ofensiva da história contra cultivos da droga na fronteira, desencadeada através de convênio de cooperação entre as duas Nações.
Apoiadas por helicópteros da Polícia Federal e das Forças Armadas do Paraguai, as ações ocorrem no Departamento de Amambay, onde ficam as duas principais bases do narcotráfico na região – Pedro Juan Caballero e Capitán Bado.
Equipes da Senad e do Codi (Comando de Operações de Defesa Interna) percorrem áreas de matas para cortar e queimar os pés de maconha em fase de crescimento. Em muitos locais, os agentes encontram reservas ambientais devastadas pelos traficantes para dar lugar às roças clandestinas.
De acordo com a Senad, a operação responde ao princípio de responsabilidade compartilhada na luta dos dois países contra o crime organizado transnacional, considerando que pelo menos 80% da maconha produzida em território paraguaio tem como destino o mercado ilícito brasileiro.
Equipe chega de helicóptero à região onde trabalho está concentrado (Foto: Divulgação)
“Um grande contingente operacional foi mobilizado para Pedro Juan Caballero, de onde foram lançadas incursões aéreas e terrestres em vastas áreas anteriormente identificadas, por meio de atividades de inteligência, como importantes centros de produção de maconha”, afirma a Senad, em nota oficial.
Essa fase da Operação Nova Aliança se estenderá ao longo de duas semanas, para destruir plantações e acampamentos montados no meio das matas, onde funcionam os centros de produção da droga.
De acordo com a agência paraguaia, além de retirar toneladas de maconha de circulação, a missão visa atingir diretamente as finanças do crime organizado, eliminando os investimentos dessas redes ilícitas e causando prejuízos financeiros aos financiadores.
A Operação Nova Aliança é reconhecida internacionalmente como um modelo exitoso de cooperação binacional na luta contra o narcotráfico. É considerada a maior ação de erradicação de cultivos ilícitos do mundo.
Por Helio de Freitas, de Dourados
29/07/2026
Homem é morto com 12 tiros dentro de casa enquanto dormia
29/07/2026
Com integrante do CV, trio viaja para aplicar golpes em bancos e acaba preso
29/07/2026
Monitorado por tornozeleira eletrônica, jovem é morto a tiros em Maracaju
29/07/2026
Homem é encontrado morto com mãos amarradas dentro de loja