Terça-Feira, 03 de Novembro de 2026

DATA: 04/05/2026 | FONTE: Agência Brasil Fiocruz oferece curso gratuito sobre bets e saúde mental Inscrições vão até 2 de junho por meio do site da instituição

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília, em parceria com o Ministério da Saúde, quer qualificar profissionais da saúde para lidar com os impactos dos jogos de aposta (bets) na população brasileira.

Para isso, a instituição vai ofertar a profissionais de saúde o curso Jogos de Aposta: Cuidado na Rede de Atenção Psicossocial, que está com inscrições abertas até 2 de junho por meio do site da Fiocruz.

Voltada para trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial e da Atenção Primária, a formação será ofertada na modalidade a distância, com carga horária de 45 horas. Serão ofertadas, ao todo, 20 mil vagas para o curso em todo o país.

Em nota, a Fiocruz avalia que as bets têm ampliado presença no Brasil, impulsionadas por plataformas digitais e pela inserção em diferentes setores da cultura.

“O fenômeno, de alcance massivo, tem gerado novos desafios para os serviços de saúde, especialmente diante do aumento de casos que envolvem prejuízos sociais, emocionais e financeiros, atingindo inclusive crianças e adolescentes.”

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Entenda

Estruturado em quatro módulos, o curso aborda desde o contexto histórico e os impactos contemporâneos dos jogos de aposta até estratégias de prevenção, intervenções psicossociais e fortalecimento do trabalho em rede. O conteúdo inclui atividades práticas voltadas à realidade dos serviços de saúde.

Segundo a Fiocruz, a formação tem como foco o desenvolvimento de competências como identificação de comportamentos de risco, construção de projetos terapêuticos singulares, acolhimento de famílias e atuação integrada no território.

Os participantes que concluírem o curso receberão certificado digital gratuito, emitido automaticamente pela plataforma.

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

Transporte de pacientes terá de evitar voltas e desvios em MS 28/10/2026 Transporte de pacientes terá de evitar voltas e desvios em MS
Naviraí realiza Campanha Aluno Imunizado no dia 7 de novembro 28/10/2026 Naviraí realiza Campanha Aluno Imunizado no dia 7 de novembro
HOJE: Prefeitura de Naviraí entrega UBS Grande Paraíso e ciclovia da Avenida Ipuitã 26/10/2026 HOJE: Prefeitura de Naviraí entrega UBS Grande Paraíso e ciclovia da Avenida Ipuitã
Ações da Promotoria e da Saúde municipal de Naviraí garantem prêmio nacional para o MPMS 23/10/2026 Ações da Promotoria e da Saúde municipal de Naviraí garantem prêmio nacional para o MPMS