Sábado, 20 de Junho de 2026

DATA: 26/03/2026 | FONTE: G1 MS Chikungunya avança por MS e morte de idoso é confirmada em Bonito Óbito é o sexto confirmado em Mato Grosso do Sul e o primeiro fora de Dourados, que registra epidemia da doença.

 A prefeitura de Bonito(MS), confirmou nesta quinta-feira (26), que um idoso de 72 anos morreu vítima de chikungunya. A morte ocorreu no último dia 19 e estava em investigação. Esse é o 6º óbito em Mato Grosso do Sul causado pela doença, conforme boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES). 

Ainda conforme a prefeitura de Bonito, há 57 casos confirmados de chikungunya na cidade, além de 74 casos suspeitos. 

 

Em nota, o município disse que vem intensificando o combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença, e vai iniciar nesta quinta-feira o fumacê em toda a cidade.

 

Epidemia em Dourados

Das seis mortes registradas em Mato Grosso do Sul desde janeiro de 2026, cinco são de aldeias indígenas de Dourados. As outras vítimas são:

  • mulher de 69 anos (Aldeia Jaguapiru, em 26/02);
  • homem de 73 anos (Aldeia Jaguapiru, em 09/03);
  • bebê de 3 meses (Aldeia Bororó, em 10/03);
  • mulher de 60 anos (Aldeia Jaguapiru, em 12/03).
  • bebê de 1 mês (Aldeia Jaguapiru, em 24/03)

A Secretaria de Saúde do município, do Estado e o Governo Federal acompanham a situação. O governo estadual já considera o cenário uma epidemia.


Por g1 MS e TV Morena — Mto Grosso do Sul

Dengue: Anvisa cria grupo para avaliar segurança da vacina do Butantan 16/06/2026 Dengue: Anvisa cria grupo para avaliar segurança da vacina do Butantan
Não é só cortar o sal, outros alimentos ajudam a controlar a pressão 15/06/2026 Não é só cortar o sal, outros alimentos ajudam a controlar a pressão
SUS inclui nova terapia para pacientes adultos com leucemia mieloide 15/06/2026 SUS inclui nova terapia para pacientes adultos com leucemia mieloide
Frio chega, vírus circulam e vacinação contra gripe segue baixa em MS 12/06/2026 Frio chega, vírus circulam e vacinação contra gripe segue baixa em MS