Terça-Feira, 04 de Agosto de 2026

DATA: 11/02/2026 | FONTE: campograndenews Erros de português revelam carga de 1.345 quilos de pescado ilegal Caixas com filé de peixe, camarão e lambari saíram do Paraná e foram apreendidas em Nova Alvorada do Sul

Pelo menos 1.345 quilos de pescado clandestino foram apreendidos no final da tarde desta terça-feira (10.fev), na BR-163, em Nova Alvorada do Sul. Erros de português nos rótulos e sinais de falsificação grosseira chamaram a atenção dos policiais.

A carga estava em um furgão frigorífico, abordado no posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal). O condutor, de 26 anos e morador em São Carlos do Ivaí (PR), apresentou as notas, informando estar transportando 2.005 quilos de pescado congelado.

Quando verificavam a carga, os policiais ficaram desconfiados por causa dos erros de português, da ausência de numeração de SIF (Serviço de Inspeção Federal) nos rótulos e duplicidade de instâncias de serviços de inspeção. O lambari tinha apenas serviço de inspeção do Paraná e não poderia ser vendido em Mato Grosso do Sul.

Os policiais fizeram consulta no SIGSIF (Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal) e no e-SISBI (Sistema de Gestão dos Serviços de Inspeção) do Ministério da Agricultura e descobriram que os layouts aprovados são totalmente divergentes dos encontrados no veículo, confirmando a falsificação.

Conforme o boletim de ocorrência, foram apreendidos 690 quilos de filé de tilápia, 135 quilos de camarão, 90 quilos de ventrecha de tambatinga sem espinho (corte da barriga do peixe), 350 quilos de filé de pintado e 80 quilos de lambari.

Pescado com selo de inspeção suspeito estava em meio a produtos legais (Foto: Divulgação)

Além do peixe clandestino, o furgão levava 64 caixas com 896 quilos de filé de tilápia devidamente habilitado para comercialização no território nacional. Esse produto, por estar com a documentação sanitária correta, não foi apreendido. Segundo a polícia, o veículo transportava 2.241 quilos de pescado, quase 240 quilos a mais do informado nas notas.

O condutor foi levado para a Polícia Civil e autuado por dois crimes contra a relação de consumo – por vender ou ter em depósito para venda mercadoria imprópria para o consumo; e por expor mercadoria com embalagem em desacordo com as prescrições legais. As diligências para investigar o destino da carga seguem em andamento nesta manhã, conduzidas pelo delegado Valter Guelssi.

 

Por Helio de Freitas, de Dourados

Operação investiga grupo do Discord ligado à morte de adolescente de 13 anos em Naviraí 04/08/2026 Operação investiga grupo do Discord ligado à morte de adolescente de 13 anos em Naviraí
Jovem é executado com 7 tiros na porta de casa em Jardim 03/08/2026 Jovem é executado com 7 tiros na porta de casa em Jardim
PM apreende mais de 1,6 tonelada de maconha em Mundo Novo 03/08/2026 PM apreende mais de 1,6 tonelada de maconha em Mundo Novo
Jovem de Mundo Novo é encontrado morto no bosque  de Itaquiraí 03/08/2026 Jovem de Mundo Novo é encontrado morto no bosque de Itaquiraí