Terça-Feira, 03 de Fevereiro de 2026

DATA: 03/02/2026 | FONTE: Correio do Estado Área de antigo frigorífico é doado para construção de "aeroporto" em Iguatemi Área com 13,31 hectares está sem atividade ao menos desde 2024, segundo registros disponíveis na internet

A antiga sede da JBS S/A em Iguatemi, deve dar lugar a um aeródromo, conforme publicação desta quinta-feira no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul. O imóvel, com 13,31 hectares, está sem atividade ao menos desde 2024, segundo registros disponíveis na internet.

Aeródromo é qualquer local preparado para pouso e decolagem de aeronaves, podendo ser apenas uma pista, sem estrutura para passageiros. Diferente do aeroporto, que é um tipo de aeródromo que possui infraestrutura completa e autorização para operar voos comerciais, com terminal, serviços e controle.

O extrato da doação da área ao Governo do Estado foi assinado pelos proprietários da empresa e pelo secretário estadual de Administração, Frederico Felini. A medida formaliza a transferência do terreno para viabilizar a implantação da pista de pouso no município.

No início de janeiro deste ano, o Poder Executivo estadual informou que Iguatemi está entre as cidades que devem receber aeródromo nos próximos anos, embora o município não conste na lista de localidades contempladas em estudos de viabilidade para a implantação de 20 novas estruturas no Estado. Para 2026, há previsão de investimentos em aeródromos já existentes.

A publicação no Diário Oficial trata especificamente do extrato de doação da área da JBS ao Estado e tem como finalidade a implantação do aeródromo no município.

Em agosto de 2024, o tema foi levantado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, quando a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) mencionou a possibilidade de investimentos para a instalação de um aeroporto em Iguatemi.

O outro lado - Em resposta à reportagem, a Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística) esclarece que a implantação do aeródromo em Iguatemi busca atender uma demanda histórica da região sul de Mato Grosso do Sul, que carece de infraestrutura aeroportuária capaz de garantir acesso rápido, seguro e estratégico.

"A estrutura vai ampliar a conectividade regional e apoiar atividades essenciais como saúde, segurança pública, defesa civil, aviação agrícola e o desenvolvimento econômico local. A área doada é necessária nesta etapa para subsidiar os estudos técnicos e a elaboração do projeto executivo, que ainda está em andamento", diz a nota.

Na concepção inicial, o aeródromo prevê uma pista com cerca de 1.000 metros de comprimento por 23 metros de largura, dimensionada para operações da aviação geral. As características definitivas da infraestrutura, no entanto, ainda serão detalhadas no projeto executivo, que está em fase de contratação e levará em conta aspectos técnicos, ambientais, topográficos e a área disponível.

"A iniciativa integra o Plano Logístico Aeroportuário do Estado, que tem como foco modernizar e descentralizar a malha aeroportuária, priorizando regiões com déficit histórico desse tipo de equipamento. O objetivo é fortalecer a integração entre os municípios, ampliar a conectividade do interior e criar bases sólidas para o crescimento econômico e social de forma planejada e sustentável", finaliza a assessoria de comunicação da pasta.

 

Por Lucia Morel

Samara assume Habitação e não descarta candidatura à Prefeitura de Ivinhema em 2028 03/02/2026 Samara assume Habitação e não descarta candidatura à Prefeitura de Ivinhema em 2028
Naviraí credencia operadoras para gerir R$ 12 milhões em vale-alimentação 27/01/2026 Naviraí credencia operadoras para gerir R$ 12 milhões em vale-alimentação
Prefeito de Ladário proíbe uso de redes sociais e gravação de vídeos durante expediente 21/01/2026 Prefeito de Ladário proíbe uso de redes sociais e gravação de vídeos durante expediente
Lei proíbe corte de água em casas com pessoas doentes e acamadas na Capital 15/01/2026 Lei proíbe corte de água em casas com pessoas doentes e acamadas na Capital