
A PC (Polícia Civil) iniciou a formação de 472 aprovados no último concurso público realizado pela instituição. São 135 candidatos para o cargo de escrivão de polícia judiciária e outros 337 para o cargo de investigador de polícia judiciária que participaram de aula inaugural.
A abertura oficial foi realizada em solenidade ontem (27.jan), com presença do governador do Estado, Eduardo Riedel. “Nosso papel é criar um ambiente seguro, de ordem e paz e estes novos policiais serão protagonistas deste processo”, disse.
Os aprovados participaram do último concurso, realizado em setembro do ano passado. O curso de formação possui carga horária prevista de 680 horas-aula, dispondo de aulas teóricas e práticas, bem como as avaliações correspondentes em cada disciplina. A previsão de término é para 15 de maio. A publicação da classificação final do certame está prevista para 25 do mesmo mês. Depois os aprovados começaram a tomar posse.
Curso terá carga horária de 680 horas-aula (Foto/Saul Schramm)
Esta é a última fase do concurso, na qual os candidatos recebem treinamento para as funções que serão desempenhadas e também possui caráter eliminatório e classificatório. As aulas podem ocorrer em diferentes turnos, até mesmo à noite e aos sábados e domingos, e incluem disciplinas teóricas e práticas.
Segundo a Polícia Civil, os candidatos recebem ajuda de custo para transporte e alimentação e demais despesas necessárias durante a formação. A remuneração inicial para ambos os cargos é de R$ 6.569,53, para jornada de 40 horas semanais, com possibilidade de trabalho em escalas, inclusive em finais de semana e feriados.
Por Silvia Frias
20/01/2026
Contrabando de emagrecedores explode e Sejusp determina reforço na fiscalização
25/11/2025
Inaugurada em Dourados a maior delegacia da PRF no Brasil promete impacto direto no crime organizado
31/10/2025
Riedel e governadores anunciam criação de 'Consórcio da Paz' após megaoperação no Rio
30/10/2025
Governos do Brasil e do RJ criarão Escritório Emergencial de Combate ao Crime Organizado