Sábado, 19 de Setembro de 2026

DATA: 09/01/2026 | FONTE: campograndenews Ciclone extratropical traz frente fria e tempestades para MS Estão previstas também rajadas de vento que podem ultrapassar os 60 km/h e provocar estragos

Entre esta sextaa-feira (09.jan) e o domingo (11), podem ocorrer chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios, queda de granizo e rajadas de vento superiores a 60 km/h em Mato Grosso do Sul, resultado da formação de um ciclone extratropical que passará pela região Sul do Brasil. É o que indicam as previsões divulgadas pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Climatempo e pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

A mudança de tempo ocorrerá devido à aproximação de uma frente fria, além do intenso transporte de calor e umidade associado a uma área de baixa pressão atmosférica. Esse sistema se combinará, ainda, com a formação de cavados (áreas alongadas de baixa pressão).

Todo o Estado está sob alerta amarelo do Inmet, que avisa sobre volumes de chuva que podem chegar a 50 mm num só dia.

Segundo o Cemtec, as regiões centro-sul, leste, sudoeste e sudeste do Estado devem ser as mais atingidas. Municípios como Campo Grande, Ponta Porã, Três Lagoas, Porto Murtinho e Anaurilândia são alguns dos principais na rota da chuva.

Calor persiste - As temperaturas terão uma leve queda nesta sexta-feira. As mínimas ficarão entre 20-22°C nas regiões sul, cone-sul e grande Dourados, e as máximas entre 25-31°C. Na Capital, as mínimas ficam entre 22-24°C e máximas entre 28-30°C.

O Pantanal e sudoeste terão mínimas entre 22-26°C e máximas entre 28-31°C. Já no bolsão, norte e leste, as mínimas ficarão entre 22-24°C e as máximas entre 29-36°C.

A partir da próxima segunda-feira (12), o calor retorna com mais força, acompanhado de umidade elevada e pancadas de chuvas mais frequentes, cenário típico do verão.

De acordo com o Cemtec, as manhãs devem iniciar com sol e variação de nebulosidade. A partir da tarde e ao longo da noite podem ocorrer pancadas de chuva.

Não estão descartadas novas tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento até a quarta-feira (14).

 

Por Cassia Modena

MS terá três dias de alerta para tempestades e ventos podem chegar a 100 km/h 17/09/2026 MS terá três dias de alerta para tempestades e ventos podem chegar a 100 km/h
Incluindo Naviraí, Sul de MS entra em área com risco de tornados na quinta-feira 09/09/2026 Incluindo Naviraí, Sul de MS entra em área com risco de tornados na quinta-feira
Temperatura deve cair até 5°C em MS no fim de semana 04/09/2026 Temperatura deve cair até 5°C em MS no fim de semana
Frio volta a MS no fim de semana e sensação pode chegar aos 8°C 31/08/2026 Frio volta a MS no fim de semana e sensação pode chegar aos 8°C