Terça-Feira, 03 de Novembro de 2026

DATA: 21/12/2025 | FONTE: campograndenews Verão começa com calor e alerta para chuvas intensas e ventos fortes Verão começa com calor e alerta para chuvas intensas e ventos fortes

O primeiro dia do verão tem alerta para temporais em Mato Grosso do Sul. O domingo (21.dez) deve ser marcado por sol entre nuvens, calor e possibilidade de chuvas fortes em pontos isolados do Estado. A combinação de altas temperaturas, transporte intenso de calor e umidade e áreas de baixa pressão atmosférica mantém o risco de tempestades com raios e rajadas de vento.

Ao longo do dia, o sol aparece, mas a nebulosidade aumenta principalmente entre a tarde e a noite, período mais favorável para pancadas de chuva. Em algumas regiões, os volumes podem ser elevados em curto espaço de tempo, caracterizando chuva intensa típica de verão.

Nas regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados, as temperaturas no domingo variam entre 20°C e 22°C nas mínimas, com máximas entre 28°C e 31°C. No Pantanal e no Sudoeste, o calor é mais intenso, com mínimas entre 24°C e 26°C e máximas que podem chegar a 35°C.

Já nas regiões do Bolsão, Norte e Leste do Estado, os termômetros devem marcar mínimas entre 22°C e 24°C, enquanto as máximas ficam entre 29°C e 34°C. Em Campo Grande, a previsão indica mínima entre 21°C e 23°C, com máxima variando de 29°C a 31°C.

Outro ponto de atenção são os ventos, que sopram do quadrante norte com velocidades entre 40 e 60 km/h. De forma pontual, as rajadas podem ultrapassar os 60 km/h, principalmente durante a ocorrência de tempestades.

A tendência desse cenário se estende até a segunda-feira (22), mantendo o padrão típico do verão sul-mato-grossense: calor, abafamento e chuva irregular, que não atinge todas as regiões ao mesmo tempo, mas pode ser intensa onde ocorre.

 

Por Dayene Paz

Mato Grosso do Sul segue sob alerta de tempestades nesta sexta-feira 29/10/2026 Mato Grosso do Sul segue sob alerta de tempestades nesta sexta-feira
MS terá quatro dias de alerta para tempestades e ventos de até 60 km/h 20/10/2026 MS terá quatro dias de alerta para tempestades e ventos de até 60 km/h
Frente fria derruba temperaturas e põe MS em alerta para tempestades 15/10/2026 Frente fria derruba temperaturas e põe MS em alerta para tempestades
Chuva avança por Mato Grosso do Sul e ventos podem chegar a 90 Km/h 13/10/2026 Chuva avança por Mato Grosso do Sul e ventos podem chegar a 90 Km/h