Domingo, 22 de Março de 2026

DATA: 18/12/2025 | FONTE: campograndenews Com 630 mandados contra pais, TJ avisa: melhor usar 13° em pensão alimentícia Orientação é que o recurso do salário extra seja utilizado para evitar, inclusive, a possibilidade de prisão

Com 630 mandados de prisão em aberto por falta de pagamento de pensão alimentícia em Mato Grosso do Sul, uma das oportunidades para a quitação do débito é o 13º salário, avisa o Tribunal de Justiça, que usou o site oficial para mandar um recado aos pais inadimplentes. O valor, geralmente pago em duas parcelas, costuma ser utilizado para o pagamento de contas atrasadas e a compra de presentes de fim de ano. Desta vez, porém, a orientação é que o recurso seja usado para evitar, inclusive, a prisão.

Conforme o Tribunal de Justiça, o número de ações judiciais envolvendo pensão alimentícia tem aumentado nos últimos anos. Para o juiz da 1ª Vara Cível de Corumbá, Maurício Cleber Miglioranzi, o pagamento regular da pensão contribui para a restauração da paz familiar e ajuda a aliviar a pressão sobre o Judiciário.

“Utilizar o 13º salário para regularizar débitos de pensão alimentícia pode evitar não apenas as consequências legais, mas também garantir o bem-estar dos filhos que dependem desse recurso para alimentação, saúde e educação”, afirma o juiz.

A orientação do magistrado é que o devedor procure um advogado ou a Defensoria Pública para esclarecer dúvidas e buscar uma solução viável, usando o 13º salário para resolver pendências financeiras de forma legal.

13º salário - O pagamento do 13º salário foi instituído ainda em 1962 e é destinado a empregados com carteira assinada, aposentados, pensionistas e servidores públicos. O valor pode ser pago pelos empregadores em duas parcelas: a primeira entre 1º de fevereiro e 28 de novembro, e a segunda até o dia 19 de dezembro deste ano.

De acordo com o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o salário extra movimentará R$ 369,4 bilhões na economia.

 

Por Clara Farias

Mendonça manda leiloar carros de luxo do Careca do INSS e Camisotti 21/03/2026 Mendonça manda leiloar carros de luxo do Careca do INSS e Camisotti
Justiça condena participantes de “Moai” ao pagamento de valores em atraso 19/03/2026 Justiça condena participantes de “Moai” ao pagamento de valores em atraso
Ex-juiz em Naviraí, Cezar Miozzo é o novo desembargador do Tribunal de Justiça de MS 19/03/2026 Ex-juiz em Naviraí, Cezar Miozzo é o novo desembargador do Tribunal de Justiça de MS
Justiça Federal em Naviraí condena mulher por descaminho e corrupção de menor   17/03/2026 Justiça Federal em Naviraí condena mulher por descaminho e corrupção de menor