
A Polícia Federal em ação conjunta com a Receita Federal do Brasil, apreendeu ontem, segunda-feira (08.dez), cerca de 75 toneladas de acetato de etila, substância usada na etapa de purificação da cocaína. A carga, que estava distribuída em caminhões, foi confiscada durante uma ação em Corumbá. A operação contou com apoio da Receita Federal e foi resultado de um trabalho conjunto conduzido na área de fronteira com a Bolívia.
(Foto: Divulgação / Polícia Federal)
Segundo a nota enviada pela Polícia Federal, a apreensão dá um golpe direto na logística das organizações criminosas que dependem do fluxo constante de precursores químicos para tocar a produção. Embora o acúmulo de insumos na região não seja novidade, operações desse tipo costumam provocar impacto financeiro imediato e travam etapas iniciais da cadeia produtiva do narcotráfico.
O controle rígido desses produtos nas zonas fronteiriças tem sido tratado como prioridade. A avaliação de investigadores é que interceptar os químicos antes de chegarem aos laboratórios clandestinos reduz drasticamente a capacidade de grupos criminosos abastecerem o mercado internacional.
Por Bruna Marques
03/02/2026
Criança de 11 anos busca ajuda sozinha em delegacia após agressão de mãe que estava embriagada
03/02/2026
Suspeitos de latrocínio são presos após fugirem com carro da vítima
03/02/2026
Polícia Federal deflagra operação contra contrabando de Tirzepatida
03/02/2026
Briga em conveniência termina com pedreiro morto a tiros