Quarta-Feira, 04 de Novembro de 2026

DATA: 21/10/2025 | FONTE: Agência Brasil Anvisa restringe venda de azeite, sal do himalaia e chá; confira Problemas têm relação com origem desconhecida dos produtos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (20.out), a apreensão do azeite extra virgem Ouro Negro, proibindo a comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e o consumo do produto.

O azeite foi denunciado por ter origem desconhecida e desclassificado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O rótulo indica importação pela Intralogística Distribuidora Concept Ltda., cujo Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) está suspenso na Receita Federal.

Em outra medida, a Anvisa suspendeu 13 lotes do sal do himalaia moído 500g, da marca Kinino, com validade até março de 2027. A determinação segue recolhimento voluntário da própria fabricante, H.L. do Brasil Indústria e Comércio, após análises do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, apontarem teor de iodo abaixo do permitido.

A iodação do sal é uma medida de saúde pública obrigatória no Brasil para prevenir distúrbios por deficiência de iodo, como tireoide e complicações no desenvolvimento fetal.

Outro item que sofreu ação de fiscalização da Anvisa e deve ser retirado de circulação é o chá do milagre (Pó do Milagre ou Pozinho do Milagre). A proibição ocorreu porque a composição e a classificação do produto são desconhecidas.

Outra irregularidade constatada pela Anvisa foi a divulgação do chá nas redes sociais Facebook e Instagram, indicando o produto com finalidade medicinal, associando o uso a benefícios terapêuticos, como emagrecimento, tratamento da ansiedade e da insônia, prevenção de câncer, estimulante sexual, entre outros. Esta prática não é permitida para alimentos e chás.

As empresas foram procuradas pela Agência Brasil, mas não se manifestaram até a publicação do texto. 

 

Por Douglas Corrêa – Repórter da Agência Brasil


Novembro Roxo alerta para cuidados com prematuros após alta 04/11/2026 Novembro Roxo alerta para cuidados com prematuros após alta
Transporte de pacientes terá de evitar voltas e desvios em MS 28/10/2026 Transporte de pacientes terá de evitar voltas e desvios em MS
Naviraí realiza Campanha Aluno Imunizado no dia 7 de novembro 28/10/2026 Naviraí realiza Campanha Aluno Imunizado no dia 7 de novembro
HOJE: Prefeitura de Naviraí entrega UBS Grande Paraíso e ciclovia da Avenida Ipuitã 26/10/2026 HOJE: Prefeitura de Naviraí entrega UBS Grande Paraíso e ciclovia da Avenida Ipuitã