
A Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência de Saúde e Vigilância Sanitária, alerta à população sobre os riscos de intoxicação por metanol, substância altamente tóxica que pode estar presente em bebidas alcoólicas clandestinas ou de origem desconhecida.
O metanol é uma substância altamente tóxica que, quando ingerida, pode causar danos graves à saúde, como gastrite, convulsões, cegueira, acidose metabólica, insuficiência renal e até mesmo óbito quando ingerido em pequenas quantidades. O consumo de bebidas alcoólicas de origem clandestina ou sem procedência confiável representa risco à saúde, já que podem conter substâncias tóxicas.
Para reduzir os riscos, a Vigilância Sanitária recomenda aos consumidores que comprem apenas bebidas de marcas conhecidas, com rótulo adequado e lacre de segurança, verificando informações como fabricante, teor alcoólico, composição, datas de fabricação e validade. Não consumam bebidas de origem duvidosa, vendidas a granel ou sem identificação. Desconfiem de preços muito abaixo do praticado no mercado.
Aos estabelecimentos, a orientação é redobrar a atenção na checagem da procedência das bebidas, adquirindo-as somente de fornecedores legalizados. É fundamental exigir e guardar notas fiscais para comprovar a rastreabilidade, conferir a presença do registro de 13 dígitos do Ministério da Agricultura, e interromper imediatamente a venda de produtos suspeitos, preservando embalagens ( garrafas, caixas, rolhas e rótulos) como evidência.Atenção redobrada a preços anormalmente baixos, lacres tortos ou impressão grosseira em embalagens devem acender o alerta. O controle interno e a atenção a sinais de adulteração são fundamentais para reduzir riscos de contaminação e proteger os clientes.
“A prevenção começa com a colaboração de todos, poder público, comerciantes e consumidores. Escolher bebidas e alimentos seguros é fundamental para proteger a saúde e evitar riscos para nossa população”, ressalta o Gerente de Vigilância em Saúde, Manoel Messias de Assis.
Denúncias
Em caso de suspeita, a população pode fazer denúncias diretamente na Vigilância Sanitária, localizada na Rua Porfírio Marcelino de Araújo, 304 – Centro, ou através do WhatsApp (67) 3461-0481.
03/02/2026
Mato Grosso do Sul inicia estratégia com Vacimóveis para fortalecer imunização em todo o Estado
29/01/2026
UBS, UPA, hospital ou Samu: você sabe, caso a caso, onde buscar atendimento no SUS?
29/01/2026
Anvisa aprova cultivo de cannabis por empresas e amplia acesso
28/01/2026
Anvisa discute nesta quarta regras para a produção de cannabis no país