Domingo, 08 de Setembro de 2024

DATA: 14/05/2024 | FONTE: Agência Brasil ANA declara escassez hídrica na Bacia do Paraguai, que é a maior do Pantanal Medida foi tomada pela Agência Nacional de Águas
Pantanal próximo a Corumbá (MS) - Foto: Zig Koch / Banco de Imagens ANA

A Bacia do Paraguai, que abrange parte dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, foi declarada nesta terça-feira (14.mai), em situação crítica de escassez de recursos hídricos pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). A seca na região afeta de forma intensa o Pantanal, maior área úmida contínua do planeta, uma vez que 36% de seus rios estão localizados no bioma.

De acordo com nota divulgada pela ANA, a situação foi constatada por meio da comparação de dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Serviço Geológico do Brasil (SGB), que apontaram que Rio Paraguai atingiu em abril o nível mais baixo desde o início da série histórica, após reduções observadas nas estações de monitoramento, desde o início deste ano.

Uma resolução publicada no Diário Oficial da União permitirá a adoção de medidas preventivas, como o estabelecimento de regras para o uso da água nos reservatórios e a adoção de tarifas diferenciadas de contingência, que viabilizem a gestão dos recursos hídricos na região.

A medida possibilita a declaração de situação de calamidade ou emergência por seca nos municípios ou estados atingidos, com vigência até o dia 31 de outubro de 2024. O prazo pode ser prorrogado ou antecipado, conforme haja permanência ou mudança nas condições críticas de escassez de recursos da bacia.

De acordo com a agência, desde o dia 7 de maio, uma sala de crise foi instalada na região, com a participação de gestores estaduais, representantes de usuários e do setor hídrico para acompanhamento e tomada de decisões.

 

 

 

Por Fabíola Sinimbú - Repórter da Agência Brasil - Brasília





04/09/2024 PMA resgata Anta encontrada ferida em via interna do Parque Municipal de Naviraí
30/08/2024 Em Naviraí, Bombeiros encontram ovos de ema intactos em cenário devastado pelo fogo
30/08/2024 Em MS, pescadores dizem que nunca viram rios tão secos e temem por piracema
20/08/2024 No Pantanal devastado, onça e jaguatirica dividem mesma sombra
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player