Terça-Feira, 03 de Novembro de 2026

DATA: 24/01/2017 | FONTE: G1 Marisa Letícia, mulher de Lula sofre AVC e é internada no Sírio-Libanês, em SP Ela chegou consciente e foi levada diretamente para a sala de cateterismo. Após saber do AVC, o ex-presidente Lula foi para o hospital.

De acordo com o centro médico, ela deu entrada às 15h30. A ex-primeira dama chegou consciente e foi levada diretamente para a sala de cateterismo, onde os médicos tentarão estancar a hemorragia.

O cateterismo é procedimento utilizado para detectar a existência, localização e gravidade de obstruções em artérias. Por meio dele é possível acessar áreas difíceis do corpo sem a necessidade de procedimentos mais invasivos.

O que é AVC hemorrágico

O acidente vascular cerebral hemorrágico (ou derrame hemorrágico) ocorre quando há um rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, paralisando a área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.

Entre os sintomas que em geral afetam as vítimas de AVC estão a diminuição ou perda súbita da força no rosto, braço ou perna de um lado do corpo; a alteração repentina da sensibilidade, com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo; a perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos; uma alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem; dor de cabeça súbita e intensa sem uma causa aparente; instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.

Dependendo da região do cérebro atingida e a extensão das lesões, o AVC pode ter consequências mais ou menos graves. Os de menor intensidade praticamente não deixam sequelas. Já os mais graves podem levar as pessoas à morte ou a um estado de total dependência de ajuda, sem condições, por exemplo, de sequer levantar da cama.

Resultado de imagem para Marisa Letícia, esposa de Lula
Imagem relacionada

Por G1 São Paulo

Presidente do TJMS assume interinamente o Governo do Estado no dia 1º de novembro 30/10/2026 Presidente do TJMS assume interinamente o Governo do Estado no dia 1º de novembro
Aldeia Porto Lindo em Japorã recebe posto de identificação para facilitar acesso a novo RG 30/10/2026 Aldeia Porto Lindo em Japorã recebe posto de identificação para facilitar acesso a novo RG
Biometria facial será obrigatória para usuários de telefonia móvel 29/10/2026 Biometria facial será obrigatória para usuários de telefonia móvel
Ação em Naviraí mobiliza empresas para oportunidade a egressos do sistema prisional 29/10/2026 Ação em Naviraí mobiliza empresas para oportunidade a egressos do sistema prisional