Sábado, 08 de Agosto de 2026

DATA: 19/04/2017 | FONTE: Agência Brasil Operação da Polícia Federal investiga fraudes na Caixa Participações

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de hoje (9) a Operação Conclave que investiga possíveis fraudes na compra de ações do Banco Panamericano pela Caixa Participações S.A. (Caixapar). O inquérito apura a responsabilidade de gestores da Caixa Econômica Federal (CEF), além de investigar possíveis prejuízos causados a correntistas e clientes.

Cerca de 200 policiais estão cumprindo desde cedo 46 mandados de busca e apreensão expedidos pela 10ª Vara Federal de Brasília. "A decisão ainda determinou a indisponibilidade e bloqueio de valores de contas bancárias de alvos das medidas cautelares. O bloqueio alcança o valor total de R$ 1,5 Bilhão", diz a nota da PF. Os mandados estão sem cumpridos em São Paulo (30), no Rio de Janeiro (6), em Brasília (6), Belo Horizonte (1), no Recife (1) e em Londria, no Paraná (2).

De acordo com as investigações, alguns núcleos criminosos foram identificados, entre eles, "o núcleo de agentes públicos, responsáveis diretos pela assinatura dos pareceres, contratos e demais documentos que culminaram com a compra e venda de ações do Banco Panamericano pela Caixapar e com a posterior compra e venda de ações significativas do Banco Panamericano pelo Banco BTG Pactual S/A".

Outro núcleo, o de consultorias, segudo a PF,  emitia pareceres para legitimar os negócios realizados. E o núcleo de empresários que, "conhecedores das situações de suas empresas e da necessidade de dar aparência de legitimidade aos negócios, contribuíram para os crimes em apuração".

Segundo a Polícia Federal, os investigados poderão responder pelos crimes de gestão temerária ou fraudulenta, além de outros delitos que possam vir a ser descobertos. As punições para esses crimes podem chegar a 12 anos de reclusão. O nome da operação faz referência à forma sigilosa com que foram tratadas as negociações e alude ao ritual (Conclave), no Vaticano, para a escolha do papa.

 

A CaixaPar informou, por meio de nota, que está "prestando irrestrita colaboração" com os trabalho de investigação, mantendo permanente contato com as autoridades policiais.


Um dia após matar companheira, homem se entrega e acaba preso por feminicídio 07/08/2026 Um dia após matar companheira, homem se entrega e acaba preso por feminicídio
PM de Naviraí prende homem por tentativa de furto, dano e resistência 07/08/2026 PM de Naviraí prende homem por tentativa de furto, dano e resistência
Adolescente de Naviraí que morreu em desafio era 07/08/2026 Adolescente de Naviraí que morreu em desafio era "escrava virtual", diz delegada
Homem mata namorada de 22 anos por ciúmes em Paranhos 06/08/2026 Homem mata namorada de 22 anos por ciúmes em Paranhos