
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) suspendeu, por tempo indeterminado, o prazo para a conclusão do processo de primeira habilitação. Conforme a portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União de quarta-feira (23), a medida se aplica tanto para Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados) em andamento como para os que vierem a ser abertos.
O prazo do processo para obtenção da primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) já havia sido ampliado para 18 meses no início da pandemia. Agora, segundo o Contran, a decisão de dar mais tempo aos candidatos veio depois que foi observado represamento de candidatos aguardando a realização de provas nos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) em função dos protocolos sanitários e de distanciamento social.
Antes da pandemia, os candidatos que realizavam o processo da primeira habilitação tinham que concluir todas as etapas em um período de um ano, a partir da data de inscrição na autoescola.
07/05/2026
Vem aí o 'INSS Empresa': sistema para empregadores consultarem afastamentos dos empregados
06/05/2026
Prefeitura de Naviraí Convoca Responsáveis por Túmulos Abandonados no Cemitério
05/05/2026
Escolas de Dourados são investigadas por recusar alunos autistas e cobrar taxa
30/04/2026
Cerca de 63 mil famílias têm direito, mas não pediram tarifa social em MS