Terça-Feira, 03 de Novembro de 2026

DATA: 16/09/2020 | FONTE: Agência Brasil Termina hoje prazo para partidos definirem candidatos às eleições TSE espera receber mais de 700 mil registros de candidaturas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que termina hoje (16) o prazo para os partidos realizarem suas convenções internas para escolherem os candidatos que vão disputar os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores nas eleições municipais de novembro. A Justiça Eleitoral espera receber mais de 700 mil registros de candidaturas no pleito deste ano.

O prazo está previsto na Lei das Eleições e deveria ter sido encerrado em agosto. No entanto, o período das convenções foi prorrogado por 42 dias devido ao adiamento das datas do calendário eleitoral em função da pandemia da covid-19.

O Congresso adiou o primeiro turno das eleições deste ano de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno, que seria em 25 de outubro, foi marcado para 29 de novembro.

O registro dos candidatos escolhidos pelas legendas deverá ser feito até 26 de setembro na Justiça Eleitoral dos estados.

A íntegra do calendário eleitoral pode ser acessada no site do TSE.

Protocolo de saúde

Na semana passada, o TSE definiu o protocolo sanitário com medidas preventivas para eleitores e mesários que vão trabalhar no pleito. Os eleitores só poderão para entrar nos locais de votação se estiverem usando máscaras faciais e deverão higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. A distância de um metro entre as demais pessoas também deverá ser mantida. O TSE recomenda ainda que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

Eleitores e mesários que estiverem com sintomas da covid-19 não devem comparecer ao local de votação. Posteriormente, a ausência poderá ser justificada na Justiça Eleitoral. Cartazes ilustrativos com o passo a passo da votação serão divulgados nas seções eleitorais para orientar os eleitores.

Eleições 2026: nenhum eleitor pode ser preso a partir desta terça 20/10/2026 Eleições 2026: nenhum eleitor pode ser preso a partir desta terça
TRE vai recalcular resultado após anulação dos 16,8 mil votos de Jerson Domingos 16/10/2026 TRE vai recalcular resultado após anulação dos 16,8 mil votos de Jerson Domingos
TSE: ministros ordenam que Lula e Janja removam vídeos contra Flávio 09/10/2026 TSE: ministros ordenam que Lula e Janja removam vídeos contra Flávio
Naviraí terá 136 seções em 15 locais de votação e 37.601 eleitores estão aptos a votar 28/09/2026 Naviraí terá 136 seções em 15 locais de votação e 37.601 eleitores estão aptos a votar