Terça-Feira, 03 de Novembro de 2026

DATA: 18/07/2020 | FONTE: Agência Brasil TSE define data de nova eleição para o Senado em Mato Grosso Novo pleito será realizado no dia 15 de novembro

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, autorizou ontem (17) a realização de nova eleição para o preenchimento de uma vaga de senador pelo estado do Mato Grosso. O novo pleito será realizado no dia 15 de novembro, data do primeiro turno das eleições municipais, em função da cassação do mandato da ex-senadora Juíza Selma Arruda (Podemos-MT). 

Em abril, a Mesa Diretora do Senado declarou a perda do mandato em cumprimento à decisão do TSE, que cassou Selma Arruda por caixa 2 e abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2018. 

A vaga é ocupada temporariamente por Carlos Fávaro (PSD), terceiro colocado na disputa, que ganhou no Supremo Tribunal Federal (STF)  o direito de ocupar a cadeira até que nova eleição seja realizada. O pleito suplementar estava marcado para abril, mas foi adiado pela Justiça Eleitoral do estado devido à pandemia da covid-19. Em seguida, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pediu ao TSE autorização para fazer a eleição simultaneamente com o pleito municipal. 

Além de Carlos Fávaro, Jayme Campos (DEM) e Wellington Fagundes (PL) também são senadores pelo Mato Grosso. 

Eleições 2026 em MS: 2º turno têm venda e consumo de bebidas alcoólicas liberados 22/10/2026 Eleições 2026 em MS: 2º turno têm venda e consumo de bebidas alcoólicas liberados
“Vá cedo”: TRE-MS espera apuração rápida apesar de alerta de chuva no domingo (25) 22/10/2026 “Vá cedo”: TRE-MS espera apuração rápida apesar de alerta de chuva no domingo (25)
Pedir votos e fazer propaganda: saiba o que é proibido no dia de votar 21/10/2026 Pedir votos e fazer propaganda: saiba o que é proibido no dia de votar
Quem não votou no 1º turno pode votar normalmente no 2º turno 19/10/2026 Quem não votou no 1º turno pode votar normalmente no 2º turno