Terça-Feira, 03 de Novembro de 2026

DATA: 13/07/2020 | FONTE: Agência Brasil Fiocruz e dois hospitais devem criar protocolos para eleições, diz TSE A medida se deve a pandemia do novo coronavírus

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou hoje (13) um acordo para que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e os hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein participem da elaboração de um protocolo de segurança para a realização das eleições municipais de novembro, tendo em vista a pandemia de covid-19.

As instituições devem avaliar todos os riscos de contágio e à saúde pública durante a votação e desenvolver em seguida os protocolos sanitários e ambientais para a realização da votação no cenário da pandemia.

Segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, não haverá custo aos cofres públicos pelo serviço, que será uma ajuda “patriótica”, prestada “graciosamente”, conforme escreveu ele em ofício dirigido às instituições.

Em virtude da pandemia, o Congresso promulgou há duas semanas uma emenda à Constituição que adiou o primeiro turno das eleições municipais de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno foi alterado de 25 de outubro para 29 de novembro.

Eleições 2026 em MS: 2º turno têm venda e consumo de bebidas alcoólicas liberados 22/10/2026 Eleições 2026 em MS: 2º turno têm venda e consumo de bebidas alcoólicas liberados
“Vá cedo”: TRE-MS espera apuração rápida apesar de alerta de chuva no domingo (25) 22/10/2026 “Vá cedo”: TRE-MS espera apuração rápida apesar de alerta de chuva no domingo (25)
Pedir votos e fazer propaganda: saiba o que é proibido no dia de votar 21/10/2026 Pedir votos e fazer propaganda: saiba o que é proibido no dia de votar
Quem não votou no 1º turno pode votar normalmente no 2º turno 19/10/2026 Quem não votou no 1º turno pode votar normalmente no 2º turno