Quarta-Feira, 05 de Agosto de 2026

DATA: 11/07/2020 | FONTE: Agência Brasil Prova de vida de aposentados e pensionistas é suspensa até setembro Adiamento foi decidido para evitar contaminações por covid-19

O recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos está suspenso até 30 de setembro para evitar contaminações por covid-19. O prazo, que acabaria no próximo dia 16, foi prorrogado por causa da pandemia.

A instrução normativa do Ministério da Economia com o adiamento foi publicada na quarta-feira (8) no Diário Oficial da União. As visitas técnicas para comprovação de vida, interrompidas desde março, também continuam suspensas.

Segundo a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, cerca de 700 mil pessoas serão afetadas pelo adiamento. A instrução normativa esclarece que a suspensão não prejudica o pagamento dos benefícios aos aposentados, pensionistas e anistiados.

Realizada todos os anos no mês de aniversário do beneficiário, a comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício. A prova de vida exige o comparecimento do segurado ou de algum representante legal ou voluntário à instituição bancária onde saca o benefício.

 

Desde agosto do ano passado, o procedimento pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados eletronicamente.

Projeto inusitado propõe tornozeleira rosa para agressores de mulheres em MS 04/08/2026 Projeto inusitado propõe tornozeleira rosa para agressores de mulheres em MS
Gasolina com 32% de etanol já está em vigor 03/08/2026 Gasolina com 32% de etanol já está em vigor
Bandeira tarifária continuará amarela em agosto 01/08/2026 Bandeira tarifária continuará amarela em agosto
Três consumidores vão dividir R$ 100 mil da Nota Premiada em sorteio de julho 31/07/2026 Três consumidores vão dividir R$ 100 mil da Nota Premiada em sorteio de julho