
Enquanto se debatem medidas de biossegurança mais efetivas para preservar a vida dos trabalhadores dentro dos frigoríficos, o Mato Grosso do Sul continua abrindo mercados para a carne internacional. O Brasil recebeu a aprovação da Tailândia para começar a exportar carne bovina com osso, desossada e miúdos ao país, informou o Ministério da Agricultura na segunda-feira(25). Entre as plantas está o JBS de Campo Grande.
Inicialmente, cinco frigoríficos foram habilitados para embarcar a proteína ao país asiático. Segundo o ministério, as unidades estão localizadas nos Estados do Pará, Rondônia, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O mercado é estimado em US$ 140 milhões.
A Minerva teve uma unidade em Palmeiras de Goiás (GO), com capacidade de abate de cerca de 2000 cabeças por dia, habilitada. Trata-se da maior unidade da empresa no Brasil.
De acordo com informações apuradas pela reportagem, além da planta de Campo Grande no Estado, estão uma unidade da Marfrig de Ji-Paraná (RO), a Frialto, com uma unidade habilitada em Matupá (MT), e a Masterboi, com uma unidade aprovada em São Geraldo Araguaia (PA).
Lácteos - Na semana passada, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou a abertura do mercado tailandês para lácteos produzidos no Brasil.
“A abertura desse mercado de carne bovina e derivados tem potencial de 100 milhões de dólares nos próximos anos”, disse em nota o secretário de Comércio e Relações Internacionais da pasta, Orlando Leite, sem dar mais detalhes.
Segundo o comunicado, a Tailândia importou em 2019 cerca de 90 milhões de dólares em carne bovina do mundo todo. A Austrália participou da metade desse valor, em função de acordo de livre comércio entre os dois países que reduz tarifas de embarque.
05/05/2026
Entenda o novo Desenrola Brasil, lançado pelo governo federal
04/05/2026
Saiba como funciona e quem poderá renegociar dívidas com o Novo Desenrola Brasil
04/05/2026
Mercado eleva previsão da inflação para 4,89% este ano
30/04/2026
Simples Nacional exigirá nota fiscal nacional única a partir de setembro