Quinta-Feira, 05 de Novembro de 2026

DATA: 03/02/2020 | FONTE: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul Escolas estaduais estão com editais abertos para compra alimentos da agricultura familiar

 Agricultores familiares de Mato Grosso do Sul que querem vender suas produções de frutas, verduras e legumes para escolas da Rede Estadual de Ensino devem ficar atentos aos prazos dos editais do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Foto: Arquivo

Até o momento, 285 escolas estão com chamadas públicas abertas. Elas têm prazo e especificações de alimentos diferentes. No site da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) é possível conferir cada um dos editais. Clique aqui.

Para este ano, as escolas estaduais têm R$ 27,5 milhões disponíveis a aquisição de produtos da merenda escolar – recursos repassados pela União e pelo Estado. Conforme lei federal, pelo menos 30% dos alimentos adquiridos devem ser produzidos pela agricultura familiar.

Em MS, as escolas estaduais têm autonomia para listar os alimentos que serão adquiridos. Há procura por alface, tomate, mel, leite, couve, salsa, ovo, banana, cenoura e diversos outros alimentos. Por isso, a Agraer estimula a diversificação da produção nas regiões do Estado.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (SED), mais de 300 opções de cardápio elaboradas por nutricionistas estão disponíveis para as unidades escolares. Como a gestão é descentralizada, cada uma delas tem a liberdade de preparar seu plano alimentar baseado nas alternativas apresentadas.

 

 

 

 

 

Por Bruno Chaves, Subcom

 

Receita Federal lança em Dourados operação integrada contra o crime na fronteira 05/11/2026 Receita Federal lança em Dourados operação integrada contra o crime na fronteira
Confederações da indústria e do comércio recorrem ao STF contra fim da 6x1 05/11/2026 Confederações da indústria e do comércio recorrem ao STF contra fim da 6x1
Gerdau anuncia fim da produção de aço na fábrica de Divinópolis 04/11/2026 Gerdau anuncia fim da produção de aço na fábrica de Divinópolis
Senado aprova PEC da Segurança Pública sem redução da maioridade penal 04/11/2026 Senado aprova PEC da Segurança Pública sem redução da maioridade penal