Terça-Feira, 23 de Junho de 2026

DATA: 16/01/2017 | FONTE: Sulnews Estrada da Balsinha vira rodovia MS-290 e será pavimentada

Depois que as lideranças políticas fizeram uma grande mobilização, destacando-se dentre eles, os deputados estaduais Onevan de Matos (PSDB), Paulo Corrêa (PR) e Mara Caseiro (PSDB), lutando em busca da estadualização da Estrada da Balsinha, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) ficou sensibilizado e transformou a via em MS-290.

Em ato contínuo, em sua visita ao município, no ano passado, o governador Azambuja anunciou que o pedido dos estudos para orçar a obra de pavimentação da via, para depois ordenar o processo de licitação. Em seguida deve ser expedida a ordem de serviços que deve beneficiar a economia de Naviraí e de vários municípios do Cone Sul.

O deputado Onevan de Matos buscou o apoio dos parlamentares da Assembleia Legislativa para aprovar o projeto de estadualização e, após o pedido dos membros dos poderes executivo (Prefeitura) e Legislativo (vereadores), conversou com o governador para agilizar o processo que deve beneficiar diretamente Naviraí, Iguatemi e Itaquirai, e que pode se transformar em um corredor de exportação entre Nova Andradina e o Paraguai, ligando á MS-290 (Estrada da Balsinha até as rodovias MS-141, BR-163, MS-180 e MS-295.

 ESTADUALIZAÇÃO

A Estrada da Balsinha, que interliga Naviraí, Itaquirai e Iguatemi, foi estadualizada no final de 2014, após a mobilização política que envolveu prefeitos, produtores rurais, industrias, associações comerciais, vereadores e toda a classe política do Cone Sul do Estado.

Na área a ser beneficiada é constante o sofrimento e quem precisa usar a via para escoar as produções de grãos, da pecuária, da cana e de leite. “As condições da Estrada da Balsinha eram péssimas e em tempos de chuva vários trechos ficavam intransitáveis”, relembra o industrial naviraiense Nelson Donadel, que ousou implantar a destilaria Dcoil, na área rural de Iguatemi, bem próximo da cidade de Naviraí.

 

O asfaltamento da Estrada da Balsinha deve garantir o desenvolvimento do Cone Sul do Estado, dando mais segurança aos usuários, o fortalecimento da produção, a diminuição dos custos de transporte. Será o investimento numa rodovia de integração e produção de riquezas de uma importante região de Mato Grosso do Sul. (Com informações Sul News).

Prefeitura de Naviraí em parceria com Semadesc e Sebrae traz a Caravana do Crédito nesta terça-feira(23) 23/06/2026 Prefeitura de Naviraí em parceria com Semadesc e Sebrae traz a Caravana do Crédito nesta terça-feira(23)
Inverno começa neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño 21/06/2026 Inverno começa neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño
Aedes avança e 9 cidades de MS aparecem em alto risco para infestação 20/06/2026 Aedes avança e 9 cidades de MS aparecem em alto risco para infestação
Motoristas de apps e taxistas já podem pedir financiamento 20/06/2026 Motoristas de apps e taxistas já podem pedir financiamento