Sexta-Feira, 06 de Fevereiro de 2026

DATA: 22/11/2019 | FONTE: Correio do Estado Governo de MS quer implantar radares com nova tecnologia no ano que vem Licitação para contratar empresa responsável está prevista para janeiro de 2020

Os radares em Mato Grosso do Sul podem voltar a funcionar já no ano que vem, segundo afirmou o governador do Estado, Reinaldo Azambuja e o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS) Luis Carlos Rocha Lima. Mas para o ano que vem, os aparelhos não serão os mesmos e os que eram antigos darão lugar a radares com tecnologia mais avançada. 

Segundo o diretor-presidente do Detran/MS, a equipe está fechando os termos de referência para o edital e a abertura da licitação será lançada em janeiro de 2020. “Nós queremos equipamentos mais modernos e baratos, até porque com o avanço da tecnologia é preciso trocar os equipamentos antigos, queremos lombadas eletrônicas, estamos na construção do edital, fechando os últimos detalhes e a expectativa que seja implantado já em 2020”, disse. 

Segundo Luis Carlos, o edital está sendo baseado conforme solicitações de cidades que tem maior fluxo de veículos e são consideradas sensíveis no trânsito, como em frente de escolas por exemplo e equipamentos nas rodovias. “ Nós recebemos as solicitações dos municípios, mas a equipe de engenharia faz o estudo técnico para verificar a possibilidade de instalação do equipamento, com isso, estamos buscando a melhor composição para a instalação de lombadas também”, contou o diretor. 

Ao Correio do Estado, o representante do Detran Estadual adiantou que serão solicitados em edital aproximadamente 300 faixas- onde serão implantados os equipamentos. Ele explicou que geralmente é implantado de um a dois aparelhos a cada duas ou quatro faixas. 

RADARES DESLIGADOS
Em setembro deste ano, o Detran/MS rescindiu o contrato com a empresa vigente a Perkons. Um mês antes, a empresa desligou 144 radares no Estado dos quais 12 ficam Campo Grande, no Parque dos Poderes. 

Na época a empresa informou que os aparelhos foram desligados por inadimplência por parte do Estado, em uma dívida no valor de R$ 10,4 milhões. 

Radares foram desligados em julho e depois em agosto

O Detran/MS informou que foi realizado acordo com a empresa e o valor total da dívida é de R$ 7,8 milhões, divididos em quatro parcelas, sendo a última será paga em dezembro.

 

Além de Campo Grande, a Perkons operava radares nas cidades de Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Bataguassu, Batayporã, Deodápolis, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jateí, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Rochedo, Sidrolândia, Três Lagoas e Ponta Porã.

NR 31 não obriga troca de chapéu por capacete no meio rural 06/02/2026 NR 31 não obriga troca de chapéu por capacete no meio rural
Governo de MS demite professor acusado de estuprar a filha de 13 anos em Coxim 05/02/2026 Governo de MS demite professor acusado de estuprar a filha de 13 anos em Coxim
Governo vai triplicar incentivo fiscal para socorrer indústria química 05/02/2026 Governo vai triplicar incentivo fiscal para socorrer indústria química
Golpistas criam página falsa para inscrições no Exame da OAB 04/02/2026 Golpistas criam página falsa para inscrições no Exame da OAB