
O primeiro turno das eleições gerais da Bolívia será realizado neste domingo (20). No Brasil, mais de 45 mil eleitores bolivianos estão habilitados para votar em sete estados, desde que tenham feito o cadastramento biométrico, um dos estados é Mato Grosso do Sul. Os bolivianos poderão votar em Corumbá, na escola municipal Cyriaco Félix de Toledo, rua Maj. Gama, 281, no bairro Dom Bosco.
Segundo o consulado da Bolívia, cerca de 4 mil bolivianos vivem no município, mas apenas 230 fizeram o cadastramento biométrico, o que representa menos de 1%. O voto dos eleitores bolivianos que moram fora do país não é obrigatório.
Os bolivianos vão votar para presidente e vice, além de 130 deputados e 36 senadores. Se houver segundo turno, será dia 15 de dezembro.
O atual presidente, Evo Morales, tenta o quarto mandato quarto mandato consecutivo. E desde que a anunciou a candidatura enfrenta uma onda de protestos por todo o país. Três pesquisas apontam Morales como primeiro colocado nas intenções de votos para as eleições de 20 de outubro.
A oposição acusa o governo de desconsiderar o resultado de um referendo de fevereiro de 2016, em que os eleitores rejeitaram a possibilidade de Morales se candidatar a um novo mandato.
03/02/2026
Novas regras de segurança do Pix entram em vigor; veja mudanças
31/01/2026
Golpistas criam site falso e cobram altas taxas para quem busca 1ª CNH
31/01/2026
Estado confirma 1º caso de raiva animal do ano no norte de MS
31/01/2026
Novo RG: Mato Grosso do Sul abre agendamento com mais de 2,8 mil vagas por dia