Domingo, 21 de Junho de 2026

DATA: 27/09/2019 | FONTE: Agência Brasil Desembargador libera ida de Temer à Inglaterra para palestra

O desembargador Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), concedeu liminar para o ex-presidente Michel Temer pode viajar à Inglaterra para fazer palestra na Oxford Union entre os dias 13 e 18 de outubro deste ano.

O desembargador Ivan Athié, ao liberar Temer para a viagem, escreveu que, em uma análise inicial, verificou os pressupostos legais para deferir a liminar. “Vislumbra-se de plano o constrangimento ilegal, eis que o juízo impetrado fundamentou o indeferimento do pedido da defesa do paciente, de autorização de viagem ao exterior, em sua opinião pessoal sobre a necessidade da prisão cautelar, afastada pelo Superior Tribunal de Justiça”, escreveu.

O magistrado citou a tradição e prestígio da Oxford Union e determinou que o juízo da 7ª Vara Federal Criminal que providencie a entrega do passaporte a Temer. O ex-presidente deverá devolver o documento em até cinco dias após seu retorno, junto com os comprovantes das viagens aéreas.

Em decisão de primeira instância, o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, negou na semana passada, o pedido ao ex-presidente Temer. Na decisão, o juiz Bretas argumentou que a situação de Temer não era igual a de uma pessoa em plena liberdade, pois constavam contra ele graves acusações, oriundas de duas ações penais em trâmite na primeira instância.

TJMS eleva pena de homem preso com 613 kg de cocaína 20/06/2026 TJMS eleva pena de homem preso com 613 kg de cocaína
Cármen Lúcia: Judiciário deve buscar credibilidade, não popularidade 20/06/2026 Cármen Lúcia: Judiciário deve buscar credibilidade, não popularidade
Justiça proíbe nova ação da PM para retirar indígenas de fazenda em Amambai 19/06/2026 Justiça proíbe nova ação da PM para retirar indígenas de fazenda em Amambai
Juíza de Dourados manda acionar força policial para despejar herdeiros de 11 e 17 anos 19/06/2026 Juíza de Dourados manda acionar força policial para despejar herdeiros de 11 e 17 anos