Domingo, 22 de Março de 2026

DATA: 13/09/2019 | FONTE: Agência Brasil Correios: TST determina que 70% dos funcionários mantenham atividades

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Mauricio Godinho Delgado determinou ontem(12), que 70% dos empregados dos Correios mantenham as atividades da empresa durante a greve iniciada nesta semana. Pela decisão, o descumprimento do efetivo acarretará na aplicação de multa de R$ 50 mil por dia aos sindicatos da categoria. 

Greve Correios

Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A decisão do ministro foi proferida em audiência de conciliação feita na tarde desta quinta-feira, entre a empresa e os sindicatos que representam os trabalhadores. Na reunião, o ministro propôs o fim da greve. Em contrapartida, os Correios devem manter os termos do atual acordo coletivo de trabalho e o plano de saúde dos empregados até 2 de outubro, data do julgamento do dissídio coletivo pelo TST. A empresa aceitou a medida e os sindicatos levarão a proposta para votação nas assembleias locais. 

De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), os trabalhadores reivindicam reajuste salarial com reposição da inflação (3,25%) e não querem cortes de direitos conquistados. 

Segundo a Fentect, mesmo com a mediação já iniciada no TST, referente ao processo de negociação do Acordo Coletivo 2019/2020, a empresa deixou de receber os representantes dos trabalhadores. Para a entidade, a empresa não dá prejuízo e não depende de financiamento público. Os empregados também são contra a eventual privatização dos Correios. 

Em nota, os Correios afirmaram que aceitaram a proposta de encaminhamento do ministro "para minimizar os impactos da paralisação, inclusive a perda de clientes para a concorrência". A empresa também declarou que espera chegar a um "entendimento razoável" para não comprometer suas finanças. 

"Vale destacar que, atualmente, as despesas com pessoal equivalem a 62% dos dispêndios anuais da empresa", diz o comunicado. 

Serviços

Segundo os Correios, devido à greve, um Plano de Continuidade de Negócios foi montado pela empresa e as postagens e entregas de correspondências e de encomendas Sedex e PAC continuam sendo realizadas em todos os municípios. Os serviços com hora marcada (Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje) estão suspensos temporariamente. 

Mendonça manda leiloar carros de luxo do Careca do INSS e Camisotti 21/03/2026 Mendonça manda leiloar carros de luxo do Careca do INSS e Camisotti
Justiça condena participantes de “Moai” ao pagamento de valores em atraso 19/03/2026 Justiça condena participantes de “Moai” ao pagamento de valores em atraso
Ex-juiz em Naviraí, Cezar Miozzo é o novo desembargador do Tribunal de Justiça de MS 19/03/2026 Ex-juiz em Naviraí, Cezar Miozzo é o novo desembargador do Tribunal de Justiça de MS
Justiça Federal em Naviraí condena mulher por descaminho e corrupção de menor   17/03/2026 Justiça Federal em Naviraí condena mulher por descaminho e corrupção de menor