Quinta-Feira, 07 de Maio de 2026

DATA: 25/02/2019 | FONTE: campograndenews PM aposentado é condenado a seis anos de prisão por matar pedreiro a tiro Defesa de Oseias dos Santos alegou que ele agiu por legítima defesa ao atirar em Ramires Marques; homem morreu com tiro na cabeça

O policial militar aposentado Oseias dos Santos, 53 anos, foi condenado a seis anos de reclusão, em regime semiaberto, pela morte do pedreiro Ramires Medina Marques, 40 anos. Ele foi assassinado com tiro na cabeça, por ciúmes, em março de 2015, em Campo Grande.

Conforme a denúncia, o policial era casado e acreditava que estava sendo traído. Certo dia mexendo no celular da mulher encontrou uma mensagem: “Quero sair com você novamente”. Segundo o acusado, a mensagem era de Ramires. Um mês depois, o réu usando uma pistola .40 matou a vítima com um tiro na cabeça.

O advogado Irajá Pereira Messias, que faz a defesa do PM, alegou legítima defesa putativa, quando a pessoa “imagina estar agindo para se defender de uma agressão inexistente”.

Conforme a defesa, o policial havia encontrado o pedreiro em uma festa de Carnaval, no dia 3 de março de 2015. O réu teria pedido a Ramires Marques para que saísse do local, pois estava com vergonha de ficar no mesmo ambiente do homem que seria amante de sua mulher.

Ao se aproximar do carro da vítima, alega que o pedreiro o xingou e levou a mão à cintura e, por isso, acreditava que ele poderia estar armado. "O réu tinha motivos para acreditar nas agressões e se defender", disse o advogado, acrescentando que o Ramires Marques tinha passagem por tráfico.

Os advogados reforçaram os laudos da perícia, que mostraram a trajetória da bala e o fato do corpo ter sido encontrado ao lado da porta do carro, que corrobora a versão do acusado. A acusação alegou que o crime foi premeditado, pois ele viu a mensagem e, um mês depois, matou Marques.

 

O júri afastou as qualificadoras de motivação torpe e dificuldade à defesa da vítima, sendo caso de homicídio simples. O juiz em substituição da 2ª Vara do Tribunal do Júri, Carlos Alberto Garcete determinou pena de seis anos de prisão.

Dino diz que pagamento de novos penduricalhos está proibido 07/05/2026 Dino diz que pagamento de novos penduricalhos está proibido
Começam a valer penas maiores para furto, roubo e receptação 04/05/2026 Começam a valer penas maiores para furto, roubo e receptação
Com Bernal preso, filho cobra R$ 905 mil em pensão atrasada 30/04/2026 Com Bernal preso, filho cobra R$ 905 mil em pensão atrasada
Júri absolve réu acusado de matar jovem de 26 anos em festa 29/04/2026 Júri absolve réu acusado de matar jovem de 26 anos em festa