Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

DATA: 05/12/2018 | FONTE: Douradosnews Três vereadores de Dourados são acusados de participar de esquema de corrupção e fraude em licitações
Momento em que Idenor Machado chega na Câmara acompanhado de policiais - Crédito: Gizele Almeida/Dourados News / Ilustração gráfica Caribel News

Policiais civis do 2º Distrito Policial e a 16ª Promotoria de Justiça do Ministério Público Estadual deflagraram na tarde desta quarta-feira (5/12) em Dourados e Campo Grande, a Operação Cifra Negra. 

Ao todo, são 10 mandados de prisão e um de busca e apreensão nas duas cidades, expedidos pelo juiz da 1ª Vara Criminal, Luiz Alberto de Moura Filho.  

Os vereadores Idenor Machado (PSDB), Pedro Pepa (DEM) e Cirilo Ramão (MDB) foram presos. Idenor comandou a Câmara entre os anos de 2010 e 2016.

Além deles, o ex-vereador Dirceu Longhi (PT) e Hamilton Salina acabaram detidos na maior cidade do interior do Estado. 

De acordo com nota encaminhada à imprensa, a ação é originária de outras duas operações, a Telhado de Vidro e a Argonautas – deflagradas em 2013 em 2014 - e que investiga crimes de colarinho branco. 

Na Câmara de Dourados, as investigações apontam para corrupção ativa e passiva. 

Conforme o Ministério Público, em diversos processos licitatórios realizados nos anos anteriores dentro da Casa, empresas consideradas como ‘cartas marcadas’ se apresentavam e atuavam em conluio. 

Algumas delas, conforme o MPE, existiam apenas no papel para simular uma concorrência legal. “Sem a devida concorrência, os valores dos contratos oriundos destes processos se faziam exorbitantes”, diz trecho da nota. 

Propinas

Ainda de acordo com o Ministério Público Estadual, para garantir o esquema, essas empresas repassavam na época, valores aos vereadores a título de propina.  

DOURADOS

Após prisão de vereadores, Câmara cancela sessão solene que seria hoje

05 dezembro 2018 - 17h35Por Gizele Almeida

 

Câmara Municipal de Dourados  Foto: Divulgação

Após prisão de vereadores, Câmara cancela sessão solene que seria hoje

Na tarde desta quarta-feira (05), a Câmara de Vereadores divulgou no site oficial cancelamento da sessão solene de entrega de homenagens e honrarias que ocorreria nesta data (05), a noite. 

O cancelamento ocorreu logo após a prisão de três vereadores Idenor Machado (PSDB), Pedro Pepa (DEM) e Cirilo Ramão (MDB), presos na Operação Cifra Negra. 

A divulgação no site fala que a alteração é por “motivos de força maior”, conforme justificado pela presidente da Casa, Daniela Hall (PSD).

Ainda não há previsão de nova data para ocorrer a solenidade. 





18/04/2024 Polícia Federal suspende agendamentos online para emissão de passaporte
18/04/2024 Menino de 13 anos era alvo de atiradores que mataram funcionária de boate em Sonora
18/04/2024 PC de MS prende no MT suspeitos de matar funcionária de boate em Sonora
18/04/2024 Polícia resgata 6 animais em condições insalubres e prende um tutor em ação do Abril Laranja
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player