Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

DATA: 06/11/2018 | FONTE: Douradosnews Integrante da OEA visita aldeias de Dourados nesta quarta
Comunidade Ñu Verá, em Dourados - Crédito: MPF / Ilustração gráfica Caribel News

Integrante da CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) da OEA (Organização dos Estados Americanos, Antonia Urrejola, visitará as aldeias de Dourados nesta quarta-feira (7/11).

Ela passa o dia no maior município do interior sul-mato-grossense e participa de diversas agendas para tratar a questão indígena.

Conforme agenda preliminar divulgada pela organização da visita, Antonia Urrejola realizará observação de campo sobre a situação dos direitos humanos em aldeias na região de Dourados pela manhã.

Já no período da tarde, a partir das 14h, a visita será na Aldeia Jaguapiru. Às 16h, está agendada audiência ampliada com organizações da sociedade civil na Fadir (Faculdade de Direito) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

A visita da OEA começou ontem e se estende até 12 de novembro e atende a convite feito pelo governo brasileiro no início deste ano.

FOCOS

De acordo com nota divulgada pelo Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, a CIDH terá os seguintes focos principais: discriminação, desigualdade, pobreza, institucionalidade democrática e políticas públicas em direitos humanos. Dentro desses eixos, a comissão dará especial atenção aos grupos que historicamente se encontram em situação de discriminação, vulnerabilidade e exclusão.

A delegação que conduzirá a visita será chefiada pela presidente da CIDH, Margarette May Macaulay; a primeira vice-presidente, Esmeralda Arosemena de Troitiño; o segundo vice-presidente, Luis Ernesto Vargas Silva; os comissários Francisco José Eguiguren Praeli e Joel Hernández García, e a comissária Antonia Urrejola Noguera, relatora para o Brasil. O grupo inclui outras autoridades e especialistas.

Serão visitados, além de Mato Grosso do Sul, a cidade de Brasília e os Estados da Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo. 

 

 

Com informações Agência Brasil





19/04/2024 Ministra defende maior participação indígena nas políticas públicas
16/03/2024 Morre jovem indígena que sofreu queimaduras em jantar de formatura no RS
07/02/2024 Comissão do Senado aprova fim da "saidinha" para presos
06/02/2024 Governo Federal alerta que 7 milhões de famílias devem atualizar CadÚnico
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player