Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

DATA: 29/10/2018 | FONTE: G1 MS Prioridade para próximo mandato será a consolidar a regionalização da saúde, diz governador reeleito Azambuja foi reeleito nesse domingo (28), com 52% dos votos válidos.
Foto: Reprodução VÍDEO / Ilustração gráfica Caribel News

Reeleito nesse domingo (28), com 52% dos votos válidos, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, ressaltou que a prioridade para o próximo mandato será a consolidar a regionalização da saúde em Mato Grosso do Sul.

"Primeiro passo continua sendo a prioridade nossa e do governo e da população, é consolidar a regionalização da saúde. Ela já está em andamento, não deu ainda para concluir todos os hospitais, mas, nós vamos ter entregas em curto prazo como Três Lagoas, Dourados, Corumbá. Vamos fazer esta teia de regionalização para aproximar a saúde, mais próxima da população e continuar avançando com as outras políticas públicas na área educacional", disse nesta manhã (29), durante entrevista no Bom Dia MS, da TV Morena.

No caso da segurança pública, mais uma vez, Azambuja ressalta que vai buscar parcerias para blindar as fronteiras do estado. "Esta atitude vai diminuir muitos os índices de criminalidade no Brasil, não é só aqui, porque as drogas que chegam lá no Rio de Janeiro, na guerra de facções que tem, passam por aqui. Se você fizer uma blindagem nas fronteiras aqui, reforçar o policiamento de fronteira, os concursos públicos que estão em andamento são fundamentais, porque nós precisamos mais policiais dando segurança à população", ressaltou.

 

Concursos públicos

 

Além disto, o parlamentar falou que ocorrerá o chamamento dos aprovados em concursos públicos. "Temos curso de formação em andamento, mais policiais na rua, mais estrutura para nossa polícia, aproximar mais da população, ainda diminuindo os índices. Mato Grosso do Sul é um dos cinco estados que diminuiu o índice de criminalidade, mas, tem muita coisa a ser feita, então o grande desafio é colocar mais policiais, é fazer uma segurança melhor e ter, lógico, a parceria do governo federal nas fronteiras com Bolívia e Paraguai", disse.

 

Caravana da Saúde

 

Sobre a Caravana da Saúde, o governador ressaltou o compromisso de manter as atividades em todo o estado. "Nós já temos agora o compromisso, nós estamos com a caravana indígena que agora a próxima etapa é Dourados, então, nós vamos levar ali toda a estrutura para as aldeias de Dourados, Caarapó e região e vai continuar a caravana. Meu compromisso, enquanto tiver uma pessoa na fila aguardando por cirurgias eletivas, a caravana tem que estar atuando. Agora, nós também não vamos ficar só esperando a caravana né...estes hospitais regionais, por exemplo, Dourados nós locamos um hospital. Está fazendo 300 cirurgias por mês. Coxim, nós vamos implantar agora um serviço mais efetivo de cirurgias. Ponta Porã já tem um trabalho ali na fronteira. Hospital do Trauma aqui em Campo Grande. Então, vamos montando esta rede de atendimento, aproximando a saúde das pessoas e a Caravana vai diminuindo a fila de pessoas que estavam aguardando. Nós vamos continuar com ela, enquanto tiver pessoas na fila", garantiu.

Nova equipe

 

Para 2019, Reinaldo fala de parcerias. "A gente vai olhar o desenho. Nós, neste primeiro mandato, tivemos quadros técnicos que trabalharam pela população e uma base de apoio na assembleia. Nós vamos ter uma base grande de apoio a nível federal, coisa que a gente não tinha no primeiro mandato. Então, agora, buscar esta parceria com Brasília. Ontem, vimos o próprio presidente falando menos Brasília e mais Brasil. Falou dos estados, falou dos municípios e isto é importante, porque, se a gente tiver apoio federal facilita para gente atuar em apoio as demandas da sociedade. Então, nós vamos analisar, até o final do ano consolida este primeiro mandato. Um novo mandato, diminuição da estrutura administrativa, vamos continuar com isso, melhorias que a gente precisa fazer principalmente na TI (Tecnologia e Inovação). É fundamental, em qualquer governo, utilizar isto pra gente poder fazer uma prestação de serviço melhor com a sociedade então acho que o trabalho é este , vamos olhar os quadros, conversar com a base política e, sem partidarizar montar um novo governo, um novo mandato, alguns ficam outros não, mas, a gente vai dar continuidade principalmente para as prioridades que nos reelegeram", afirmou.

Sobre a campanha, Azambuja diz que houve um período crítico. "Nós vivemos um momento na política de muita intolerância. Nestes quatro anos, houve uma criminalização da atividade política e isto dificulta. Eu acho que isto está diminuindo, está arrefecendo agora um pouco mais com esta eleição. Agora, são as prioridades do programa de governo governar com aquilo que a população aceitou e nos reelegeu, então saúde, segurança, educação são as prioridades. Desenvolvimento, continuar sendo o estado gerador de oportunidades, crescimento econômico, emprego e renda para população e a infraestrutura, porque o Brasil precisa de infraestrutura e são alguns projetos nacionais. Tendo isto feito, eu não tenho dúvida, nós vamos avançar muito para os próximos quatro anos, em um ambiente bem melhor. Acho que a crise ficando pra trás, nós vamos crescer e gerar oportunidades", informou.

Sobre o voto da população, ele agradeceu o apoio. "O desafio é enorme. Nós tivemos o mandato e eu falei isto durante toda a campanha, mas, o estado estabilizou, tivemos os enfrentamentos fizemos medidas duras até, algumas impopulares, mas, teve o reconhecimento e eu vejo agora um novo momento. Eu acho que o pior ficou pra trás, com certeza, as atitude tomadas nos deram condições pra gente olhar pro futuro com segurança pra tomar as medidas corretas né. Houve uma dificuldade econômica no país. Todos os estados, aqueles que não tomaram atitude, sucumbiram a crise. Hoje tem 20 estados que não conseguem nem mais pagar a folha de pagamento. A gente aqui conseguiu, com as reformas estruturantes, ser um estado com solidez fiscal. Então a gente agora, olhando pra frente, com aquela experiência já adquirida nestes quatro anos, eu não tenho dúvida que vamos avançar naquilo que é prioritário para a população", finalizou.





16/03/2024 Riedel, Tebet e ministros visitam obras da Rota Bioceânica em Porto Murtinho na próxima semana
19/01/2024 Alexandre Junqueira declara apoio ao pré-candidato a prefeito de Eldorado Zé Martins
18/12/2023 Gleisi critica ideia de Pacheco de acabar com a reeleição e chama proposta de 'oportunista e retrocesso'
16/12/2023 Câmara aprova reforma tributária em segundo turno
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player