Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

DATA: 29/05/2018 | FONTE: PM/MS Japorã tem a primeira cartilha bilíngue sobre trânsito do Brasil
Foto: Divulgação PM / Ilustração gráfica Caribel News

Município localizado no extremo sul do Mato Grosso do Sul, próximo à divisa com o Paraná e fronteira com o Paraguai, Japorã, que possui atualmente onze mil habitantes, dos quais, cerca de seis mil são indígenas residentes em duas Aldeias, tem pela primeira vez em sua história, uma cartilha de trânsito bilíngue (Português e Guarani).

O comandante da Unidade de Polícia Militar do Município e idealizador da cartilha, o Primeiro Sargento Nilson O. Silva, explica que desde que assumiu o comando, há pouco mais de um mês, observou que um dos maiores problemas da cidade era o trânsito, pois haviam muitas pessoas dirigindo sem a devida habilitação, alguns não usavam capacete e veículos irregulares estavam em circulação.

Diante da situação em que a cidade estava o Sargento idealizou um material educativo, voltado especificamente para a população, com linguagem simples, fotos bem didáticas e durante as palestras ministradas pela Polícia Militar nas instituições de ensino e demais entidades, foi explicado detalhadamente quais as implicações para quem infringir as regras. Nos centros de ensino infantil, foi feito teatro improvisado, onde os atores são próprios policiais, que atuam fardados, “os pequenos ficam ‘vidrados’ e são extremamente participativos”, enfatiza o Sargento.

O lançamento oficial da Cartilha acontece nessa terça-feira (29), às nove horas da manhã, no Posto 1 da Aldeia Indígena Porto Lindo, local de residência de boa parte da população de Japorã e também de onde são os dois professores tradutores do texto para o Guarani.

Com o apoio da Prefeitura Municipal, Conselho Comunitário de Segurança de Japorã e da agência local do Detran, foram confeccionados quatro mil exemplares, dessa que é a primeira cartilha em português e guarani abordando o trânsito no Brasil.

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas em pé

Foto: Divulgação PM

 

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e multidão

Foto: Divulgação PM

 


Assessoria de Comunicação Social CPA-1/12º BPM -  Dalliane





18/04/2024 Educação de Naviraí promove ciclo de palestras e formações sobre a diversidade cultural dos povos indígenas
15/04/2024 Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa hoje
08/04/2024 Agepen com apoio da GEMED leva projeto de Educação Indígena aos internos da Penitenciária de Segurança Máxima
05/04/2024 Servidores federais de educação param em 360 unidades de ensino
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player