Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

DATA: 23/04/2018 | FONTE: PM/MS Batalhão de Operações Policiais Especiais da PMMS tem novo Comandante
Foto: Reprodução / Ilustração gráfica Caribel News

A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, nesta manhã de segunda-feira (23/04), às 9h, realizou na sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), localizado na Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, n. 1002, Jardim Veraneio, a solenidade de passagem de Comando do Tenente-Coronel PM WagnerFerreira da Silva para o Major PM Wilmar Fernandes.

O BOPE é uma Organização Policial Militar (OPM), subordinada ao Comando de Policiamento Especializado (CPE) e é integrado por duas Companhias de Operações Policiais Especiais, encarregadas de atuar em ocorrências envolvendo bombas e explosivos, resgate de reféns localizados, ocorrências em terrenos hostis e principalmente por prover suporte tático às demais unidades da PMMS. Em todo o momento da história recente da PMMS, percebe-se a preocupação em ter uma tropa capaz de apoiar outras equipes, e funcionar como último esforço.  O Batalhão mantém policiais em treinamento constante, justamente para fazer frente à modernização e recrudescimento das ações criminosas e violentas em nosso Estado.

Em seu discurso, visivelmente emocionado o Tenente-Coronel PM Wagner agradeceu o apoio que recebeu dos integrantes de sua equipe, do Poder Judiciário, Ministério Público, Banco do Brasil, Sicredi, Prossegur, Brinks, Protege, lembrando-se também dos Oficiais e Praças das OPMs da capital e interior que “acreditando no trabalho do BOPE nunca deixaram de nos apoiar”.

O Oficial reverenciou ainda o trabalho do Sargento PM Airton da SEJUSP, “que representa imensuravelmente este amparo”. Agradeceu também o Comandante-Geral da PMMS, Coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, aos ex-comandantes do BOPE, Tenente-Coronel PM Luís Antônio Sá Braga, Tenente-Coronel PM Massilon de Oliveira e Silva Neto e Tenente Coronel PM Marcos Paulo Gimezes, chamando-os de “homens de honra, resilientes e de fibra incontestes”.

 

O Tenente-Coronel Wagner chamou de amigo e teceu agradecimentos ao Tenente-Coronel Marcelo Santos do Amaral, Sargento Benício Máximo de Carvalho, Sargento Carlos Antônio da Silva, Sargento Jamerson Arguelho Romero e Soldado PM Cristiano Vargas Ramos (in memoriam), a quem nominou de “companheiros de meus primeiros passos, mestres e verdadeiros irmãos”.

Na oportunidade o Tenente-Coronel PM Wagner foi homenageado pelos Oficiais e Praças do Batalhão com um placa com os seguintes dizeres:

“Batalhão de Operações Policiais Especiais – Unidade Coronel PM Adib Massad – AGRADECIMENTO: Os Oficiais e Praças do Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE, agradecem ao Tenente-Coronel QOPM Wagner Ferreira da Silva  –  Caveira 15, pela forma que conduziu a atividade de Operações Policiais Especiais no Estado de Mato Grosso do Sul. Liderando com sabedoria e entusiasmo, tendo como marca: a excelência no planejamento e na antecipação dos resultados das operações que o BOPE esteve envolvido sob o seu comando. CAVEIRA! – Campo Grande (MS).”

O Major PM Wilmar Fernandes, que assumiu o Comando do BOPE possui um vasto currículo: é formado como  pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em São Paulo, possui graduação superior em Direito, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pela PMMS e atualmente esta se graduando em Gestão de Recurso Humanos pela Faculdade Estácio de Sá e concomitantemente está se pós-graduando em Inteligência Policial pela Universidade Unileia em Brasília-DF.

 O novo Comandante do BOPE  foi agraciado com diversas comendas e medalhas, dentre elas Láurea de Mérito Pessoal em 5º Grau da Polícia Militar de São Paulo, Medalha Cavaleiro da Ordem do Mérito do Instituto dos Docentes do Magistério Militar, Medalha General Trompowsky, Medalha Duque de Caxias, Medalha do Mérito das Operações Especiais da Polícia Militar do Mato Grosso, Medalha Tiradentes e Insígnia do Mérito pela PMMS, dentre outras.

O Major PM Wilmar possui vários cursos militares dentre eles Curso de Força Tática da Polícia Militar de São Paulo, Polícia Judiciária Militar pela Polícia Militar de São Paulo, Controle de Distúrbios Civis, Proteção de Autoridades no Exército Brasileiro, Operações especiais no COE da Polícia do Paraná, Curso de Gerenciamento de Crises na SENASP no Estado de Tocantins,  Curso de Ações Táticas Especiais no GATE da Polícia Militar de São Paulo, Curso de Negociação Policial no BOPE da PMMS, dentre outros.

 

O Oficial trabalhou na Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais; foi Comandante de Guarnição ROTAC; foi Comandante do CANIL da CIGCOE; foi Comandante do GATE; trabalhou no Ministério da Justiça na Força Nacional de Segurança Pública; trabalha no BOPE PMMS de 2014 até 2018, sendo que de fevereiro de 2016, até o presente momento, exerceu a função de subcomandante do BOPE, dentre outras funções durante sua carreira.

O evento contou com a presença do Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, do Comandante Geral da PMMS, Waldir Ribeiro Acosta, do Comandante do Policiamento Especializado, Coronel PM Voltaire Flamarion Garcia Diniz, do Chefe do Estado Maior-Geral da PMMS, Coronel PM Paulo Rogério de Carvalho Silva, além de Rodrigo Almeida Morel, Diretor da Penitenciária Federal, André Salineiro, Vereador de Campo Grande, Major da Infantaria Igor Costa Cabral, Comandante Parasar, que representou o Brigadeiro Augusto Cesar Comandante da ALA-5, Tenente-Coronel Ronaldo Roque da Silva, Comandante do BOPE da PMMT, Cap PM Guilherme de Almeida Guedes, Comandante da 2ª Companhia de ROTA do 1º Batalhão de Choque da PMSP, dentre outros.

O Comandante Geral da PMMS, Coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, elogiou o empenho do Tenente-Coronel PM Wagner pelo período que esteve à frente do comando do BOPE enfatizando que suas decisões “sempre foram pautadas com o intuito de preservar vidas, aplicar a lei e restabelecer a ordem”. O Coronel Waldir parabenizou, ainda, o Major PM Wilmar pela nova função, enfatizando as qualidades do Oficial que considera imprescindíveis para o comando da Unidade.

GALERIA IMAGENS

 

 

 

 

 

 

 

 

 






28/03/2024 PMR inicia Operação Semana Santa com fiscalização até segunda-feira (1)
16/02/2024 Lewandowski anuncia que presídios federais terão reconhecimento facial e muralhas
09/02/2024 PRF proíbe tráfego de caminhões bitrem em rodovias durante Carnaval
07/02/2024 RODOVIDA: PRF realiza Operação Carnaval 2024 no MS
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player