Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

DATA: 13/03/2018 | FONTE: G1 Operação apura desvios de R$ 5,7 milhões de universidade pública no Paraná Policiais cumprem 20 mandados de prisão temporária em cidades no norte do Paraná na manhã desta terça-feira (13); gestores da UTFPR são alvos.
Operação investiga desvio de recursos no campus da UTFPR em Cornélio Procópio (Foto: Victor Bittencourt/RPC)

A Operação 14 Bis, deflagrada na manhã desta terça-feira (13), apura o desvio de cerca de R$ 5,7 milhões de recursos públicos no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Cornélio Procópio, no norte do estado; 20 mandados de prisão são cumpridos.

De acordo com a PF, gestores e empresas se uniram para fraudar licitações e contratos.

A operação ocorre em parceria entre a Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal (MPF), a Controladoria Geral da União (CGU) e a Receita Federal (RF). O nome "14 Bis" é uma alusão à empresa criada para facilitar os desvios.

Cerca de 90 policiais e servidores da CGU e da Receita Federal cumprem os 20 mandados de prisão temporária e os 26 mandados de busca e apreensão, além das ordens judiciais de sequestro e de indisponibilidade de bens. Até 7h45, 19 pessoas tinham sido presas.

Nesta manhã, a universidade foi um dos alvo de busca e apreensão. Os mandados são cumpridos em Uraí, Cornélio Procópio, Nova América da Colina e Maringá.

 

As investigações

 

As investigações apontaram irregularidades graves em contratos celebrados entre a universidade e empresas que prestaram serviços de manutenção predial, de manutenção de ar-condicionado, de manutenção de veículos, de fornecimento de materiais de construção e de serviços de reprografia.

Conforme a polícia, há a suspeita de obtenção de informação privilegiada, formação de grupo econômico, uso de documento potencialmente falso ou insuficiente para atesto de capacidade técnica, pagamentos superiores aos valores contratados, superfaturamento, sobrepreço, frustração de concorrência, suspeita de pagamento de materiais não recebidos ou desviados, entre outros.

Segundo a PF, a UTFPR recebeu denúncia relativa aos fatos apurados na operação.

Imediatamente, ainda conforme a polícia, adotou medidas em âmbito administrativo - a realização, por exemplo, de auditorias conduzidas por sua unidade de Auditoria Interna, além da demissão, mediante Processos Administrativos Disciplinares, de dois servidores envolvidos nas fraudes.

Os presos devem ser conduzidos à delegacia da PF em Londrina, onde permanecem à disposição da Justiça.

 

Os suspeitos podem responder pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, crimes contra o processo licitatório, sem prejuízo de outras implicações penais a serem constatadas.

Operação apura desvio de recursos em universidade pública no Paraná e cumpre 20 mandados de prisão (Foto: Divulgação/PF)

Operação apura desvio de recursos em universidade pública no Paraná e cumpre 20 mandados de prisão (Foto: Divulgação/PF)

Desvios de recursos em 2015

 

Márcio Jacometti, diretor-geral do campus da UTFPR em Cornélio Procópio, contou que a operação é um desdobramento de uma auditoria interna realizada pela instituição em 2015, que apurou a prática de desvios de recursos por servidores.

Na época, o procedimento administrativo descobriu fraudes em contratos para gerenciamento e manutenção da frota e fornecimento de combustíveis, manutenção dos aparelhos de ar condicionados, fornecimentos de materiais de construção, serviço de manutenção predial e fornecimento de fotocópias.

“Quando ocorreu o problema, a universidade abriu um processo administrativo interno e, como conclusão, dois servidores foram exonerados. As informações sobre a investigação foram repassadas ao Ministério Público Federal. A operação da PF é o desdobramento dessa auditoria”, detalhou Jacometti.

O diretor detalhou ainda que os policiais chegaram no campus por volta das 6h e estão no setor de compras buscando contratos de empresas envolvidas no esquema fraudulento em 2015.

 

“Estamos colaborando em todos os sentidos, ajudando nas investigações. A operação é positiva, pois demonstra moralidade administrativa e a comunidade passa a confiar ainda mais nas instituições”, pontuou o diretor-geral do campus da UTFPR de Cornélio Procópio.

Após a auditoria interna, a administração do campus implementou novos procedimentos de controle de gastos e passou a divulgar as informações todo semestre.

 





06/02/2019 Servidor público estadual em Naviraí está entre presos na investigação contra pedofilia
06/02/2019 PF deflagra operação contra pedofilia e cumpre mandados em Naviraí e mais quatro cidades de MS
20/11/2018 Três envolvidos em facção criminosa são presos pela PF em duas cidades de MS
18/10/2018 PF apreende carros de luxo, quadriciclo e jet ski com traficantes de cocaína
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player