Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

DATA: 24/02/2018 | FONTE: MidiaMax Quando você vai se aposentar? Sistema on-line do INSS faz cálculo automático Consulta on-line é gratuita e evita deslocamento até unidades
Foto: Reprodução SITE MEU INSS / Ilustração gráfica Caribel News

O site do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) disponibilizou nesta semana uma calculadora que promove a estimativa do tempo de contribuição e do trabalhador e aponta se o usuário já pode pedir aposentadoria por idade ou por tempo de serviço. Nesta versão da calculadora, as informações do trabalhador já estão automaticamente adicionadas no sistema - antes, era preciso inserir manualmente todos os períodos de contribuição descritos na carteira de trabalho.

O serviço requer um cadastro inicial, com o fornecimento de nome, CPF, data de nascimento e nome completo da mãe, além de responder perguntas específicas sobre o histórico de contribuição do usuário. Na sequência, uma senha provisória será gerada, que deverá ser alterada imediatamente por outra de preferência do usuário.

Após essa etapa, basta logar no serviço, que se chama 'Meu INSS', e as informações acerca das contribuições estarão disponibilizadas. O tempo de contribuição estará registrado, por empresa, em anos, meses e dias.

Atualmente, as regras de requisição da aposentadoria com proventos integrais atendem à formula 85/95, na qual a soma da idade e do tempo de contribuição deve resultar em 85 (para mulheres) e 95 (para homens). A calculadora do INSS também fornece quantos 'pontos' o contribuinte obteve.

 

Quem estiver em vias de se aposentar e recorrer a calculadora, no entanto, precisa pessoalmente confirmar as informações numa agência do INSS, conforme anuncia o órgão. Em casos de dúvidas no uso da calculadora, o contribuinte deve entrar em contato com a Central 135, de segunda a sábado das 7h às 22h.

 

Acesse o 'Meu INSS' clicando AQUI.






16/04/2018 Confira as manchetes desta segunda-feira dos principais jornais do país
09/04/2018 Confira as manchetes desta segunda-feira dos principais jornais do país
14/03/2018 Confira as manchetes desta quarta-feira dos principais jornais do País
08/03/2018 Confira as manchetes desta quinta-feira dos principais jornais do País
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player