Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

DATA: 12/01/2018 | FONTE: Redação Apartir de segunda-feira: Alerta de Desastres Naturais por SMS chega a cidades de GO, MG e MS A previsão das instituições é que o serviço de alertas esteja disponível em todo o país até o final de 2018
Foto: Reprodução / Ilustração gráfica Caribel News

Projeto desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com órgãos de Defesa Civil e operadoras de telefonia móvel, passa a enviar a partir da próxima segunda-feira, alertas de desastres naturais via SMS. Nesta etapa, moradores de Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais serão os novos beneficiados pelo sistema. 

 O usuário será informado sobre risco de inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra, entre outros, e recomendações da Defesa Civil. Os alertas são enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pelas Defesas Civis dos estados. Também será realizada campanha informativa nos meios de comunicação. 

COMO RECEBER?

Basta que as pessoas realizem cadastro em seus celulares por meio de SMS enviado pelo próprio sistema aos habitantes das regiões de risco.

SMS enviado: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse".

Resultado de imagem para alertas de desastres naturais por SMS

Divulgação

O recebimento das mensagens é opcional.  Ao fim do registro, o usuário receberá uma mensagem que vai informar que o celular está apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular.

CUSTOS ZERO

Não tem custos ao Usuário, tanto de recebimento quanto de respostas. O Serviço de Alertas é todo custeado por empresas de Serviços de Telecomunicação.  A previsão das instituições é que o serviço de alertas esteja disponível em todo o país até o final de 2018.

Até março de 2018, todos os brasileiros vão receber mensagens de alerta sobre tempestades, vendavais e outros fenômenos meteorológicos. O serviço não tem nenhum custo para o cidadão e nem para o governo. Cerca de 20 países contam com serviços semelhantes, como Canadá, Chile, Bélgica, Filipinas e Japão.

No total 1.942.528 assinantes já utilizam o serviço, já foram enviados 1.775 alertas e  enviadas 24.851.355 mensagens de texto nos estados participantes (Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e  Rio Grande do Sul).





10/06/2023 Airbus anuncia avião com janelas maiores e teto transparente
22/05/2023 WhatsApp ganha recurso para editar mensagens; veja como fazer
16/05/2023 WhatsApp ganha recurso para proteger conversas com senha ou biometria; veja como usar
14/03/2023 Oito equipes irão representar MS no Festival Sesi de Robótica 2023, em Brasília
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player