Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

DATA: 10/02/2017 | FONTE: Correio do Estado Para maquiar superlotação em MS, delegacias vão virar presídios Projeto prevê transformação de celas lotadas em unidades para presos provisórios
Foto: Ilustração

A Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) pretende transformar as já lotadas celas de delegacias em presídios de trânsito, para a custódia de presos provisórios (sem condenação). A medida deve ser adotada de forma gradativa, ainda neste primeiro semestre. Mas, o projeto não resolverá o problema de superlotação da carceragem  de unidades policiais, pois na prática não haverá aumento de vagas.

O Sindicato Estadual dos Policiais Civis (Sinpol-MS) tem denunciado reiteradamente, que delegacias, construídas para comportar apenas presos em situação de flagrante estão há muito tempo  acomodando até condenados, em decorrência da falta de vagas no sistema penitenciário. 

Das 77 unidades policiais do Estado, 50 foram construídas com celas com capacidade total para 200 presos, porém, atualmente comportam mais de 1.200, segundo dados fornecidos por Giancarlo Correa Miranda, presidente do sindicato. Desses 1.200, 90% são de presos provisórios que já deveriam estar em presídios, mas a transferência esbarra na crise do sistema carcerário como um todo: são apenas sete mil vagas para mais de 15,3 mil detentos.

 

Por RENAN NUCCI E THIAGO GOMES





15/09/2017 Diretor da Máxima é ameaçado e sindicato reforça segurança em presídio da Capital
09/04/2017 Sobe para sete número de detentos mortos em presídio de Manaus
28/01/2017 No RN, presos de Alcaçuz serão transferidos para contêineres
27/01/2017 Agentes entram em Alcaçuz para tentar retomar controle do presídio
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player