Sábado, 20 de Abril de 2024

DATA: 05/12/2017 | FONTE: veja.abril.com.br Marinha argentina diz que tripulantes do submarino estão mortos Organização confirmou a declaração do ministro da Defesa, que afirmou em entrevista a TV que as 44 pessoas a bordo morreram
Familiares rezam por tripulantes do submarino San Juan em Mar del Plata, na Argentina - 24/11/2017 (Marcos Brindicci/Reuters) / Ilustração gráfica Caribel News

O ministro da Defesa da Argentina, Oscar Aguad, declarou na última segunda-feira ao canal argentino Todo Notícia que todos os tripulantes do submarino ARA San Juandesaparecido desde o dia 15 de novembro, estariam mortos. A declaração foi confirmada nesta terça pela Marinha do país.

“As condições extremas do ambiente e o tempo decorrido são incompatíveis com a vida humana”, disse o político a respeito do pronunciamento de Enrique Balbi, porta-voz da Marinha, sobre a suspensão das missões de resgates dos 44 tripulantes da embarcação. O jornalista que conduzia a entrevista questionou se a declaração do ministro significava que todos os submarinistas estavam mortos, ao que o oficial respondeu afirmativamente.

 

Em contato com VEJA, a Marinha da Argentina confirmou a morte dos tripulantes e declarou que o ministro Oscar Aguad é “a voz da Marinha” do país.

Confusão

Esta é a primeira vez que um alto oficial argentino diz publicamente que os marinheiros do ARA San Juan são considerados mortos — até então, o governo vinha se utilizando de sutilezas para evitar a palavra “morte”, apesar de haver declarado a suspensão da busca por sobreviventes desde o último dia 30.

 

A entrevista causou comoção e revolta entre parentes dos tripulantes do ARA San Juan, com familiares dizendo publicamente que o governo até agora não apresentou a eles provas concretas confirmando a morte dos marinheiros. A sociedade argentina passa, em grande parte, pela fase de negação do luto, exacerbada pela falta de evidências físicas que permitam o fechamento e a concretização da morte.

Área de buscas pelo submarino argentino ARA San Juan (André Fuentes/VEJA.com)

O ministro disse também que o capitão do submarino já havia reportado uma falha nas baterias do submarino em viagem anterior à data do desaparecimento, além de solicitar uma reforma da embarcação para 2018. O governo argentino vinha negando até então que o ARA San Juan houvesse tido problemas com as baterias antes do seu desaparecimento — a questão é significativa, pois avarias nas baterias foram reportadas no dia do sumiço da embarcação. Apesar de suspender a busca por sobreviventes, a Argentina continua tentando recuperar o submarino.

 

ARA San Juan

ARA San Juan  Foto: Reprodução





09/09/2023 Passa de 800 o número de mortos após terremoto no Marrocos
27/06/2023 Criança de 3 anos morre após ser atingida por televisão enquanto brincava em Vicentina
17/05/2023 Menina de 3 anos morre afogada em piscina na casa da patroa da mãe
01/04/2023 Jovem que perdeu pais e cinco irmãos em acidente com carreta na BR-493 receberá alta neste sábado
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player