Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

DATA: 05/12/2017 | FONTE: MidiaMax Projeto de lei obriga avaliação física para fazer academia, dança e natação em MS ‘Laudo’ será obrigatório para quem tem 15 anos ou mais
Foto: Reprodução / Ilustração gráfica Caribel News

Para fazer academia, ginástica, musculação, aulas de luta, dança e natação ou até frequentar clubes esportivos e recreativos em Mato Grosso do Sul será preciso realizar uma avaliação de aptidão física. É o que prevê um projeto de lei apresentado nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa.

De acordo com a proposta, a avaliação será necessária a todo participante, a partir de 15 anos de idade. A validade da avaliação será de 12 meses.

Para o autor do projeto, a medida pode até evitar mortes. "O profissional de educação física, com registro, é habilitado para avaliar a aptidão ou não do praticante em qualquer atividade física. Essa é uma medida preventiva que pode evitar muitos problemas, inclusive o óbito de pessoas, como já aconteceu em vários estados brasileiros", comentou Amarildo Cruz (PT).

De acordo com o projeto, a avaliação deve conter análise anamnese completa (entrevista realizada pelo profissional de saúde para ser ponto inicial em um diagnóstico), fatores de risco para cardiopatia, classificação de risco, sintomas e sinais sugestivos de doenças cardiovasculares e pulmonares, podendo ainda contemplar medidas antropométricas, testes neuromotores e avaliações metabólicas, cardiorrespiratória e postural.

 

 

De acordo com o deputado, o projeto de lei é fruto de uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, que contou com a participação de acadêmicos, associações, conselhos e professores.





20/03/2024 Ordem do Dia: "Estado do Pantanal" nos logotipos oficiais é aprovado em 1ª
12/03/2024 Ordem do Dia: Aprovada criação do Estatuto da Mulher Parlamentar
21/02/2024 Ordem do Dia: Cidadania para a mulher ocupante de cargo público é aprovada em 1ª discussão
13/12/2023 Escolas públicas são destaque em concurso de redação da ALEMS
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player