Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

DATA: 01/12/2017 | FONTE: revistagloborural.globo.com/ Senado permite arma de fogo na zona rural rojeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e, se não houver recurso, será enviado à Câmara
Foto: Reprodução / Ilustração gráfica Caribel News

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou projeto que permite a aquisição e posse de arma de fogo na zona rural. O texto altera o Estatuto do Desarmamento, liberando a adoção do armamento nos limites da propriedade. Foi aprovado por 11 votos a 5 e, se não for apresentado recurso para votação em Plenário, será remetido diretamente para a Câmara dos Deputados.

De acordo com a Agência de Notícias do Senado, o projeto impõe algumas condições para liberar o porte de arma. A pessoa tem que ser maior de 21 anos e, além de se identificar, deve comprovar moradia na zona rural e apresentar atestado de bons antecedentes. São as mesmas exigências já feitas para quem atua como caçador para subsistência.

Ao justificar o projeto, o senador Wilder Morais alegou que, em muitos casos, a propriedade rural fica afastada dos postos policiais. Essa situação, segundo ele, deixa esses locais à mercê de criminosos e de animais silvestre, sendo necessário um instrumento de defesa.

Arma branca

 

A mesma Comissão também aprovou um projeto de lei que torna crime o porte da chamada arma branca, como faca, canivete ou estilete. A punição para o delito é de detenção de um a três anos e multa. Não é considerado crime o porte e uso desse tipo de instrumento em ofício, arte ou atividade para o qual foi fabricado.





18/02/2022 Promulgada a Emenda Constitucional 116, que isenta de IPTU imóveis alugados por templos
08/09/2021 Canceladas sessões deliberativas e comissões do Senado nesta quarta e quinta-feira
24/01/2021 Presidência do Senado: Simone Tebet está em desvantagem e MDB estuda trocá-la
25/11/2019 Moro é convidado a debater projeto que permite prisão em segunda instância
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player