Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

DATA: 16/10/2017 | FONTE: MidiaMax VÍDEO: Bombeiros de Naviraí e mais 3 cidades combatem incêndio em parque estadual de MS Um raio teria iniciado o incêndio
Incêndio atingiu grandes proporções Foto: Plantão Angélica/Reprodução / Ilustração gráfica Caribel News

Bombeiros de 4 municípios estão atuando para combater um incêndio no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema. O incêndio mobilizou oficiais de Fátima do Sul, Naviraí, Ivinhema e Nova Andradina, na manhã desta segunda-feira (16). Segundo o chefe do núcleo responsável por combates a incêndios florestais do Corpo de Bombeiros, o fogo teria sido causado por um raio.

De acordo com o tenente-coronel Waldemir Moreira Júnior, chefe do Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar, o incêndio é de grandes proporções, mas não há confirmação da extensão atingida pelo fogo. “O guarda-parque fez uma estimativa de que 5 mil hectares foram queimados”, contou.

Segundo Moreira, um raio que caiu na última sexta-feira (14) iniciou o incêndio no local. “Eu informei os bombeiros de Fátima do Sul e eles foram até o local”, explicou. Conforme o oficial, choveu na região no sábado. “Após a chuva, o guarda-parque achou que o fogo havia sido extinto, mas no domingo, recebemos a informação de que havia voltado”, disse.

Segundo o oficial, as equipes foram deslocadas na madrugada desta segunda-feira (16). São 10 pessoas envolvidas no combate às chamas, sendo 9 bombeiros e o guarda-parque. Além da dificuldade pela vegetação seca, o que possibilitou que o fogo se alastrasse rápido, o tenente-coronel explicou que o local é de difícil acesso. “Tem que pegar uma embarcação e andar mais um pouco para chegar na linha do fogo”, contou.

Moreira ainda ressaltou que o período é propício para este tipo de incêndio. “Estamos saindo de um período de estiagem e a vegetação está seca. Às vezes, acontece de formar nuvens de chuva e um raio atinge o local como aconteceu no parque”, disse.

 

Segundo as informações do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), o parque está localizado na Bacia do Rio Paraná e sua extensão abrange as cidades de Jateí, Naviraí e Taquarussu. O parque tem mais de 73 mil hectares.

Veja vídeo:





19/02/2024 Mulher descobre traição com travesti e incendeia casa com marido dentro
07/02/2024 Carreta bitrem carregada com óleo vegetal pegou fogo na BR-163, em Dourados
01/02/2024 Edifício Joelma: 50 anos depois, marcas do incêndio permanecem
20/11/2023 Incêndio em carga de carvão atinge carretas no Porto Seco
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player