Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

DATA: 04/10/2017 | FONTE: campograndenews Sócio de chefe do PCC no Paraguai é preso na fronteira com MS Advogado procurado por lavagem de dinheiro foi preso em Pedro Juan Caballero; Galã, o chefão do PCC, é apontado como mentor do assassinato de Jorge Rafaat e aliado de Jarvis Pavão
Amado Ramón Salinas foi preso hoje em Pedro Juan Caballero (Foto: ABC Color)

O advogado paraguaio Amado Ramón Salinas, 49, apontado como o principal sócio comercial do brasileiro Elton Leonel Rumich da Silva, o “Galã”, o número 1 do PCC (Primeiro Comando da Capital) no Paraguai, foi preso hoje (4) em Pedro Juan Caballero, cidade vizinha de Ponta Porã (MS), a 323 km de Campo Grande.

Galã é acusado de ter tramado, em parceria com o narcotraficante Jarvis Gimenes Pavão, a execução do chefão da fronteira, Jorge Rafaat Toumani, em junho do ano passado. O objetivo era permitir a expansão do PCC na fronteira. Rafaat era inimigo da facção.

De acordo com policiais paraguaios, Amado Salinas era procurado por lavagem de dinheiro e associação ao tráfico de drogas. Ele foi preso no centro de Pedro Juan Caballero por agentes da Unidade Especializada da polícia e da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas).

Conforme as investigações, o advogado é dono de duas empresas de fachadas no território paraguaio, usadas para movimentar altas quantias e para comprar bens como forma de legalizar o dinheiro proveniente do tráfico de drogas e de armas. Salinas era procurado desde 2016, quando foi desencadeada a “Operação Smugglin”, que identificou a estrutura financeira do PCC no Paraguai.

O promotor que lidera a força-tarefa contra o narcotráfico, Hugo Volpe, informou que Amado Salinas está sendo levado para Assunção. Segundo ele, as empresas do advogado atuavam oficialmente no ramo de importação, mas eram apenas de fachada.





29/09/2021 Caçada por “justiceiros”, “Mariposa Traicionera” jura que é inocente
17/05/2021 Ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta será relicitada no dia 1º de junho
15/04/2021 Presidente do Paraguai suspende licitação de ponte em Carmelo Peralta com ligação a Porto Murtinho
01/04/2021 Presidente da Bolívia anuncia fechamento das fronteiras com o Brasil
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player