Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

DATA: 01/10/2017 | FONTE: extra.globo Aos 79 anos, aposentado caminha 318km do Rio a Aparecida
Glauco Giacobbe, de 79, já fez o caminho de Santiago de Compostela Foto: Roberto Moreyra / Ilustração gráfica Caribel News

Com passos firmes, Glauco Giacobbe imprime um ritmo acelerado na estrada. Aos 79 anos, o arquiteto aposentado é um dos 23 peregrinos que partiram há três dias da paróquia Imaculada Conceição, no Recreio, rumo ao santuário de Aparecida, no interior de São Paulo. Durante treze dias, o grupo, formado por um padre, duas freiras e vinte fiéis, fará a pé o trajeto de 318 quilômetros, uma média de 25 por dia. Eles chegarão a tempo de participar da festa de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro.

— A peregrinação é um mergulho para dentro de si. É uma rica experiência. Ao fim do caminho, vamos lamentar que tenha acabado — diz Glauco, veterano do grupo, que há 13 anos, atravessou a pé os 600 quilômetros da rota medieval de Santiago de Compostela, na Espanha.

CI Rio de Janeiro (RJ) 28/09/2017 Peregrinos em direção a Aparecida do Norte, em comemoração à festa da santa, que acontece no dia 12 de outubro. Na foto a freira Claudia ChavesFoto: Roberto Moreyra / Agência O Globo
CI Rio de Janeiro (RJ) 28/09/2017 Peregrinos em direção a Aparecida do Norte, em comemoração à festa da santa, que acontece no dia 12 de outubro. Na foto a freira Claudia ChavesFoto: Roberto Moreyra / Agência O Globo Foto: Agência O Globo

 

A proposta de peregrinar até Aparecida partiu do padre André Vilar. Movido por um antigo sonho, o sacerdote decidiu lançar o desafio para os fiéis, no ano passado, e se surpreendeu com a adesão.

— A ocasião não poderia ser melhor. Esse ano, comemoramos o jubileu dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul. Nossos peregrinos vão com uma missão específica: transmitir a paz por onde passarmos — diz o padre, que acompanha os peregrinos.

Embora o trajeto mais curto seja pela Rodovia Presidente Dutra, o grupo fará uma rota alternativa, passando pela Costa Verde. Isso porque ao longo da Dutra há poucas opções de hospedagem. Os romeiros vão andar de dia e, à noite, ficarão hospedados em igrejas. Para dar suporte ao grupo, dois veículos de apoio acompanham a peregrinação, transportando malas e materiais de primeiros socorros.

A preparação dos romeiros ficou a cargo da professora de Educação Física Maria Fátima Pinheiro, de 59 anos. Depois de orientar os exercícios e organizar caminhadas preparatórias, ela acabou aderindo à peregrinação. Entre os caminhantes, está também o médico Pedro Spineti, de 35 anos.

— Espero ser só mais um peregrino, mas é claro que estou a postos para qualquer emergência — diz ele.

Para a freira Cláudia Chaves, de 44 anos, a caminhada será um resgate à memória da mãe, que fez uma promessa de peregrinar a Aparecida mas morreu antes de cumprir.

 

 





07/04/2023 A espiritualidade da Sexta-feira Santa
19/12/2022 Papa Francisco assina carta de renúncia em caso de doença
28/05/2021 Diocese de Naviraí programa eventos para comemorar seus 10 anos
06/01/2021 Dia de Reis: Você sabe qual a origem e tradições da data?
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player