Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

DATA: 16/08/2017 | FONTE: pc.ms.gov.br Dica da Polícia Civil: Entenda o que é FEMINICÍDIO
Foto: Reprodução / Ilustração gráfica Caribel News

As Dicas de Segurança da Polícia Civil de hoje é em alusão ao mês de combate à violência contra mulher, por isso, falaremos sobre o feminicídio.

Ultimamente temos observado vários crimes que envolvem mulheres em nosso Estado seja como crime de ódio, seja como roubo seguido de morte, contudo sempre de forma violenta. Muitas inclusive tiveram parte de seu corpo queimado, como forma de dificultar a identificação de uma possível violência sexual.

Esses crimes têm provocado uma impressão de insegurança, mesmo com a ação imediata da Polícia Civil que tem conseguido identificar e prender os autores destes crimes hediondos em pouco tempo.

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul atua de forma imparcial e técnica, prezando sempre em proporcionar uma resposta à sociedade.

Neste mês de agosto trazemos para o nosso dia a dia as questões abordadas pelo AGOSTO LILÁS MS CONTRA A VIOLÊNCIA, campanha de combate à violência de gênero e que ressalta a importância de a vítima formalizar denúncias contra o agressor, pois a violência não se restringe apenas à agressão física. Muitas mulheres sofrem grande pressão psicológica e até sexual.

Foto: Ilustrativa

Feminicídio significa a perseguição e morte intencional de pessoas do sexo feminino e é classificado como um crime hediondo no Brasil. 

Ele se configura quando é comprovada as causas do assassinato, devendo este ser exclusivamente por questões de gênero, ou seja, quando uma mulher é morta simplesmente por ser mulher. 

A violência contra a mulher deve ser sempre denunciada. Saiba que a mulher, vítima de violência tem direito a medidas protetivas de urgência e uma investigação será iniciada através do Inquérito Policial.

Ao ser vítima de agressão será necessário o exame de corpo de delito feito por médico, para se constatar qual o tipo de violência sofrida, sua extensão, danos causados e principalmente, qual o tratamento mais adequado.

Não se envergonhe!   Não tenha medo!   Denuncie!

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul possui uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, na Capital, e outras 11 espalhadas por todo o Estado. Caso não haja uma Delegacia da Mulher em sua cidade, a denúncia pode ser realizada na própria Delegacia, com o registro de Boletim de Ocorrência.

Denúncias podem ser feitas pela Central de Atendimento à Mulher através do 180; na Ouvidoria da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul ou pelo 197.

NAVIRAÍ - DAM - Delegacia de Atendimento à Mulher

Endereço: Rua Irineu Bonicontro, 74  -  Jardim Progresso

Telefone: (67) 3461-5182

E-mail: damnavirai@pc.ms.gov.br





09/03/2021 Nota de esclarecimento – DGPC/Acadepol
03/02/2021 Devir amplia rol de condutas que podem ser registradas pela internet
10/09/2020 Delegado de Naviraí assume especializada em combate à corrupção na Capital
21/02/2020 DOF apreende quase R$ 20 mil sem comprovação de origem e que seria entregue em Naviraí
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player