Sábado, 20 de Abril de 2024

DATA: 07/08/2017 | FONTE: Correio do Estado Imasul despreza Ministério Público e autoriza novos poços Para preservar lençóis freáticos, MPE quer estudo sobre uso de aquíferos
Órgão estadual continua emitindo outorgas para captação - Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado / Ilustração gráfica Caribel News

Mesmo depois de recomendação do Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 34ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, para que o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) paralisasse a concessão de outorgas para uso da água subterrânea em Mato Grosso do Sul – até que houvesse estudos seguros sobre essa utilização –, o instituto já emitiu 51 novas concessões.

As outorgas são publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) e, entre o dia 7 de junho e 31 de julho, novas 51 concessões para uso de água subterrânea foram emitidas pelo Imasul para os mais diversos fins, desde indústrias, mineração, abastecimento público até uso humano e animal. Investigação para barrar a farra de outorgas começou em setembro do ano passado.

Ao que tudo indica, o instituto está descumprindo a recomendação, publicada no Diário Oficial do MPE em 7 de junho.

O documento, além de recomendar que o Estado paralise a concessão de outorgas, também enfatiza que as já concedidas sejam suspensas até que haja sistema de monitoramento de águas subterrâneas implantado. Isso decorrente de inquérito que investiga a concessão indiscriminada de licenças.

O não atendimento do que prevê o documento, segundo a publicação, acarretaria na tomada de providências “judiciais e extrajudiciais”, de forma que o que a recomendação expede, fosse atendido.

De 2015 até agora, 220 outorgas já foram concedidas. Sobre a recomendação, o Imasul informou que ela ainda “está sob análise”.





17/04/2024 Cooperativa Recicla Naviraí fará Audiência Pública de prestação de contas e resultados
15/04/2024 Exemplos de gestão, Unidades de Conservação de Naviraí recebem visita técnica de servidores de Aripuanã-MT
09/04/2024 Governo de MS assina decreto de estado de emergência ambiental de 180 dias
09/04/2024 Novo equipamento da Iagro substitui prova biológica em camundongos no diagnóstico da raiva
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player